Saúde | Da redação/ com Assessoria de Comunicação | 23/05/2016 15h37

Setor de Imunização esclarece que distribuição de vacinas contra Gripe A é de âmbito federal

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização, informa que a distribuição de vacina contra Gripe A (H1N1) é de nível federal e que realiza apenas a estratégia de vacinação do grupo prioritário. A campanha teve início oficialmente no último dia 30 de abril, dando abertura para os demais do grupo prioritário e encerrada no último dia 20 de maio.

Segundo a coordenadora do Setor, Humberta Azambuja, o município recebeu 25.236 vacinas do Ministério da Saúde, entretanto, o número de doses é decidido exclusivamente pelo gestor do nível federal. “O Ministério da Saúde determina que as pessoas pertencentes ao grupo do risco recebam a vacina. A quantidade é levantada de acordo com os dados do IBGE e os sistemas do próprio Governo Federal que servem como base para o repasse das doses”, justificou.

Além disso, a Secretaria do Estado de Saúde também publicou uma nota na semana anterior esclarecendo sobre o repasse de vacinas, na qual afirma que o Ministério da Saúde não disponibiliza doses extras da vacina para nenhum dos Estados, sendo que estes são responsáveis por encaminharem aos municípios.

Segundo nota do Ministério da Saúde, foram enviadas 54 milhões de doses da vacina para os estados, sendo que para Mato Grosso do Sul foi disponibilizado 722,2 mil doses da vacina. Até última sexta-feira (20), 411,8 mil pessoas de Mato Grosso do Sul já estavam imunizadas, representando 70,7% do grupo prioritário.

O Ministério da Saúde esclareceu por meio de nota que em todos os anos recebe a vacina em etapas do laboratório produtor e, à medida que chegam as doses, elas são distribuídas, imediatamente, aos estados. A partir do recebimento das vacinas, os Estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo.

Sendo assim, a Secretaria de Estado de Saúde dividiu em três remessas o encaminhamento das vacinas para a realização da campanha. A estratégia adotada pelo Departamento de Imunização do Município foi antecipar uma semana antes do início da Campanha para imunizar primeiramente as crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

O Município de Três Lagoas atingiu a meta de vacinação contra Gripe A. Até última sexta-feira (20), foi contabilizado oficialmente o total de 21.974 doses (87%), sendo 1.879 (61,6%) crianças de 6 meses a dois anos incompletos, 3.511 (75,8%) doses para crianças de 2 a 5 anos incompletos, 2.964 (125%) trabalhadores de saúde, 663 doses (43,47%) para gestantes, 144 (57,3%) para puérperas, 8.480 (81,50%) idosos e 4.293 (142%) pessoas comorbidades. A meta não foi atingida para crianças e gestantes que deverá ser intensificada nos próximos dias pelas unidades de Saúde.

NÚMERO DE CASOS
Segundo o boletim epidemiológico município divulgado na última terça-feira (17), até o momento foram notificados 15 casos, sendo três confirmados, 11 negativos e um aguardando resultado laboratorial. Já foram confirmados dois óbitos, segundo boletim epidemiológico do Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS