Segurança | Com Bruna Taiski | 19/10/2016 09h41

Câmeras de monitoramento reduzem índices de crimes

Compartilhe:

A tecnologia tem sido uma grande aliada do Poder Público quando o assunto é segurança. E foi pensando nisso que em Julho de 2015 foi instalado um sistema de monitoramento por câmeras em várias regiões de Três Lagoas. O município, inclusive, foi o primeiro do Estado a adotar a medida.

O setor de monitoramento, implantado no 2º Batalhão da Polícia Militar, conta com policiais que acompanham minuciosamente as câmeras 24 horas por dia, de segunda a segunda, como forma de garantir o funcionamento efetivo do Sistema.

As câmeras se tornaram fortes aliadas da polícia, tanto que foi registrada uma diminuição considerável nos índices de criminalidade em relação ao período em que não existiam câmeras. No semestre passado, por exemplo, a Polícia Militar registrou 262 furtos, já neste semestre o número caiu para 171 e representa um declínio de 35%.

Em entrevista à revista Rara Gente, edição 71, o delegado regional, Rogério Market, explicou que o sistema é muito importante no combate à criminalidade, pois inibe a prática de pessoas má intencionadas. Ele contou que o sistema conta com recurso de georreferenciamento para controlar as regiões com mais índices de todos os tipos de delito

“Os índices de furto e roubo recaem mais na área central, onde a circulação de pessoas e de dinheiro é maior. O tráfico, infelizmente, está presente em toda cidade, já os homicídios dolosos ocorrem, na maioria das vezes, nos bairros periféricos”, destacou.

CASOS BEM SUCEDIDOS

Em Janeiro deste ano, a Polícia Militar flagrou pela Central de Monitoramento três jovens que carregavam uma televisão, coberta por um pano branco. As câmeras os acompanharam até chegarem a uma residência e, de imediato, uma patrulha de militares foi enviada e um flagrante de furto foi registrado.

Na ocasião, a dona da casa onde eles foram abordados alegou que não sabia do furto. Em meio à interrogação policial, um dos jovens apareceu e foi reconhecido pela polícia. Tratava-se de um menor de idade que confessou ter furtado a televisão em uma casa no bairro Jardim Flamboyant com a ajuda de um amigo de 19 anos. Após levantamento, foi constatado que o garoto possui diversas passagens na polícia.

INVESTIMENTO

A empresa responsável pelo fornecimento e instalação de postes e ramais elétricos para abrigar as câmeras do Sistema de Vídeo Monitoramento e Central de Operações da PM foi contratada ao valor de R$ 148.594,12.

Já a empresa que instalou as câmeras de monitoramento e todos os demais equipamentos necessários ao funcionamento do Sistema, teve investimento de R$ 1.085.935,00.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS