Selvíria | Com Prefeitura de Serviria | 27/07/2021 10h21

Selvíria instala ninhos artificiais para incentivar reprodução de Araras

Compartilhe:

A Prefeitura de Selvíria está instalando desde a última semana, caixas-ninhos com o objetivo de incentivar a reprodução de Araras-canindé no meio urbano, preservando a ave símbolo da cidade. A princípio, os pontos definidos serão no estacionamento do CEM – Centro de especialidade Medica (quatro caixas) e em frente a Prefeitura (três caixas), onde existem palmeiras com ninhos das aves.

As caixas que são confeccionadas em madeira, em modelos padronizados, em medidas ideais para o tamanho das aves, são afixadas cuidadosamente nas palmeiras.

“Precisamos preservar essa linda ave símbolo de nosso município e região, bem como todas as outras espécies, claro. E com esta singela, porém importante ação, queremos estar colaborando para isso. ”, disse o prefeito sobre a ação.

O prefeito ainda informou: “Sem os ninhos artificiais, elas acabam destruindo a copa de algumas árvores para fazer um local para botar os ovos. Então, com o nosso projeto, passamos a dar mais condições para elas. Assim cuidamos delas e também das árvores”.

População deve colaborar e não mexer nos ninhos

Segundo Valdemar José dos Santos, diretor de Secretaria, que está auxiliando nos trabalho, o objetivo da utilização de caixa-ninho é facilitar o período de reprodução das aves, além de ajudar na proteção e preservação destes animais. As caixas de madeira instaladas no topo de árvores são usadas para compensar a falta de cavidades naturais, lugares que muitas espécies buscam para a confecção dos ninhos.

Valdemar também informou que em breve, ‘casinhas’ para corujas também estarão sendo instaladas em alguns pontos da cidade, onde já existem ninhos.

Arara-canindé – É preciso preservar

As aves, de espécie comum na região, abrilhantam o céu da cidade com suas penas nas cores da bandeira do Brasil: azul, verde e amarelo. É um dos animais símbolo do cerrado brasileiro. A alimentação é composta principalmente de sementes, frutas e nozes. Por serem aves muito bonitas e coloridas, as araras sempre foram muito procuradas como animal de estimação. O comércio ilegal desses animais que existe há décadas, junto com a degradação de seus habitats, colocou em risco de extinção muitas espécies.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS