TCE | Da redação/ com TCE - MS | 25/01/2016 13h15

Tribunal de Contas implanta sistema de ponto eletrônico

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A medida é mais uma ação, que entra em vigor neste ano de 2016, para consolidar o compromisso com a transparência que é um dos pilares da nova gestão do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. A implantação do sistema vai controlar, com precisão, a frequência dos servidores. O ponto eletrônico passou a funcionar, em caráter experimental, em dezembro de 2015, e faz o controle por meio da impressão digital que identifica o exato momento de chegada e saída do servidor.

O novo sistema é obrigatório a todos os funcionários públicos em cargos efetivos, comissionados, cedidos e estagiários. E para fazer esse controle pleno a diretoria de gestão de pessoas do TCE-MS, realizou o cadastramento de 100% dos servidores.

O diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Nilton Leopoldino, informa que atualmente a Corte de Contas tem 555 servidores efetivos, comissionados e cedidos, sendo que este total incluem também os integrantes do Ministério Público de Contas (MPC). Além disso o TCE-MS tem 113 estagiários que necessitam utilizar o novo sistema biométrico. “O registro no novo sistema é muito fácil. O servidor só precisa inserir o dedo indicador de uma das mãos no sensor do sistema que efetua a leitura da digital e faz o registro”, explicou Nilton, que acrescenta: “antes de implantar o sistema biométrico de ponto o controle dos funcionários era feito por meio de assinatura na folha de ponto”.

Os servidores precisam, obrigatoriamente, registrar a entrada e saída o quer vai certificar o período em que ele cumpriu no expediente de trabalho. A finalidade é controlar a frequência e pontualidade dos servidores da Corte de Contas. O método utiliza a impressão digital e foi instalado em pontos estratégicos do Tribunal.

Para o presidente, Waldir Neves, o ponto eletrônico é mais uma ferramenta de gestão para garantir avanços por se tratar de um sistema que atualiza em tempo real as informações dos Recursos Humanos. “O ponto eletrônico é mais uma de nossas ações de modernização para garantir maior controle da administração, além de proporcionar eficácia e transparência, atendendo e contemplando a expectativa da sociedade”, enfatizou o presidente.

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