Três Lagoas | Com Hoje Mais | 25/07/2016 14h20

Aeroporto Municipal implanta novos procedimentos de inspeção

Compartilhe:

O Aeroporto Municipal de Três Lagoas é uma referência e considerado estratégico entre os aeroportos regionais do Estado de Mato Grosso do Sul e também do vizinho, Estado de São Paulo. Visando dar ainda mais segurança aos passageiros e funcionários durante o processo de embarque e desembarque, além de cumprir novas exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foram implantados novos procedimentos de inspeção de bagagem e de passageiros.

Conforme do superintendente do aeroporto, José Estevão de Moraes Palma, devido a essas novas exigências é necessário que o passageiro chegue pelo menos com uma hora e meia de antecedência ao local. “Não é nenhuma forma diferenciada de inspeção, mas sim a implantação de procedimento que são semelhantes aos dos voos internacionais. Apesar de demorar um pouco mais, garante maior segurança aos passageiros e funcionário, tanto do aeroporto, quanto das companhias aéreas”, ressaltou.

Ainda segundo Palma, essas alterações já estavam previstas, “pois a segurança aeroportuária tem que crescer conforme aumenta o tráfego de pessoas. As olímpiadas, por sua vez, apenas adiantaram esse processo, mas não é o principal foco”.

NOVOS PROCEDIMENTOS
A nota emitida pela Anac no dia 18 de julho é clara e enfatiza, além de chegar com antecedência ao portão de embarque “sugere que, àqueles que embarcarem com notebooks, retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (raios X), para colaborar para que o processo seja feito com mais celeridade”, diz a agência.

No site da Anac, a agência disponibilizou um material com perguntas e respostas para orientar os passageiros e tirar dúvidas. Conforme a nota, a Anac está acompanhando a implantação dos novos procedimentos e procurando identificar os problemas.

REGIONALISMO
Palma ressalta que não é porque o Aeroporto Municipal de Três Lagoas seja novo e de pequeno porte que as pessoas podem ter privilégios na hora de embarcar. “Regras são regras. Temos planejamento de horários que influenciam em outros aeroportos, ou seja, se atrasamos aqui, atrasa toda uma cadeia de horários. Estamos à disposição para atender a população e resolver impasses, mas não podemos infringir as leis, pois podemos responder criminalmente por isso, além de perdermos as habilitações que recebemos com os diversos cursos que fizemos”, reforçou.

Como em todo aeroporto de pequeno, médio ou grande porte, o passageiro que venha a perder o voo ou por motivos adversos seja impedido de embarcar, pode recorrer junto à empresa. “As pessoas não entendem que é um processo rigoroso que vem para garantir a segurança do voo. Quando compram a passagem é bem clara a exposição dessas regras, assim não podem dizer que não sabiam e muito menos quebrarem essas”, disse Palma.

TREINAMENTO
Além de uma estrutura robusta para atender a crescente demanda do aeroporto, os funcionários também recebem vários treinamentos. “Quanto mais estamos sendo treinados, mais exigidos somos. Por isso temos todos os cuidados para que o aeroporto sempre esteja trabalhando da melhor maneira”, ressaltou Palma.

Dentre os treinamentos feitos pelos funcionários do Aeroporto Municipal, estão: Básico em Segurança da Aviação Civil; Básico em Segurança da Aviação Civil; Operador Especializado em Raio X; Básico para Gestores de Aeroportos Regionais; PNAE-Atendimento a Passageiros com Necessidades de Assistência Especial; COA-Curso Básico de Operações Aeroportuária; Formação de Fiscal de Pista e Pátio; Intermediário para Gestores de Aeroportos Regionais; Atualização do Curso Básico em Segurança da Aviação Civil; Operador Especializado em Raio X; Básico em Segurança da Aviação Civil; Workshop de Serviço de Resposta à Emergência em Aeródromos; Operador Especializado em Raio X; Atualização do Curso Básico em Segurança da Aviação Civil; Capacitação em Atendimento Pré- Hospitalar; Capacitação de Agente Voluntário para as Ações de Defesa Civil; Capacitação de Agente Voluntário em Técnica de Combate a Incêndio Florestal; Instrução sobre Tarifação Aeroportuária; Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres; Capacitação em Gestão de Riscos; SGSO- Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional; Sistema de Comando de Incidentes; Capacitação Triagem Método Start Múltiplas Vítimas e Day Training Rescue; Seminário sobre as Novas Normas COMAER para a Área AGA e Básico para Gestores do Serviço de Prevenção Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos.

Para ver a tabela completa de cursos e suas respectivas cargas horárias, clique aqui.

SOBRE O AEROPORTO 
Considerado um dos melhores do país em instalações do mesmo porte, o Aeroporto Municipal “Plínio Alarcon” desde 2013 está ligado com uma conexão direta ao aeroporto de Guarulhos (SP) e Viracopos, Campinas (SP).

Com uma estrutura arquitetônica de 1,25 mil metros quadrados, a unidade obedece todas às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da ANAC.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS