Três Lagoas | Da redação/ com Prefeitura de Três Lagoas | 14/02/2016 14h36

CCZ esclarece sobre recolhimento de animais mortos

Compartilhe:

A morte de um animal de estimação pode trazer muita dor para família. Entretanto, a destinação correta de um animal doméstico morto requer muitos cuidados. A orientação é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas, que esclarece qual o melhor local caso algum cão ou gato venha a falecer. A iniciativa feita de modo correto pode evitar prejuízos tanto ao meio ambiente quanto para a população em geral.

Devido aos antigos costumes culturais, muitas pessoas acreditam que o correto é enterrar o seu animal de estimação em algum terreno baldio, quintal ou até mesmo jogarem no lixo comum. Porém, o veterinário Christóvam Tabox Bazan, responsável pelo CCZ, disse que essa maneira é incorreta. “Isso é errado, pois o animal pode ter tido alguma doença ao longo de sua vida e pode contaminar o solo”, explicou.

Além disso, Bazan esclarece que muitas pessoas tem o costume também de deixar o animal morto em frente ao CCZ, porém, a unidade não possui local adequado para fazer a destinação final de cães e gatos.

“O ruim é que as pessoas podem acreditar que os animais jogados em frente à nossa unidade são de eutanásia do CCZ, mas em momento nenhum fazemos este tipo de descarte”, disse.

O CCZ orienta que o ideal é entrar em contato com a empresa responsável pelo recolhimento de lixo na Cidade, a Financial, pelo telefone (67) 3524-8350.

O serviço de recolhimento é feito tanto para os animais de rua quanto aos que acabam falecendo em alguma residência. “Isso evita também o acúmulo nas vias públicas, evitando o mau cheiro e outros problemas comuns. Por isso é necessário o apoio da comunidade em geral”, explicou.

O veterinário explica que o CCZ faz o recolhimento de animais que não estão sadios, apenas com o pedido e autorização do proprietário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS