Três Lagoas | Da Redação/Com Prefeitura de Três Lagoas | 03/09/2015 16h09

Cultura inaugura exposição de fotografias da arquitetura de Três Lagoas

Compartilhe:

O Departamento de Cultura, por meio do Núcleo de Patrimônio Histórico, realizou nesta quarta-feira (2) a abertura da exposição “Três Lagoas 100 anos – fotografia, arquitetura e história às margens do Centenário”. As fotografias estão em exposição no Antigo Armazém da Noroeste do Brasil (N.O.B.), ao lado da estação ferroviária. A mostra que ficará aberta ao público até o dia 22 de setembro faz parte dos eventos do Departamento de Cultura em comemoração ao Centenário de Três Lagoas.

O evento contou com as presenças dos vereadores Beto Araújo, Adão José Alves e da diretora de Cultura, Vickie Viture.

A exposição foi aberta com apresentação do Duo Caminheiro Zé, vencedores do Festival da Canção Três Lagoas 100 anos com a canção “Trilhos dos Cem”.

Preservando a arquitetura do Antigo Armazém e utilizando peças e móveis das locomotivas e saguões da Noroeste do Brasil (N.O.B.), a exposição de fotografias que conta 100 anos de Três Lagoas, levou o visitante a uma viagem no tempo; com direito a ambientação com sons, vídeos e luzes, o três-lagoense pode se encontrar em sua própria história.

Ao centro do salão, em exposição, uma máquina fotográfica de fole da década de 30, e um ampliador fotográfico dos anos 40, ainda possuem as digitais do fotógrafo Fares Zaguir, que contribuiu para que a história da cidade fosse eternizada nas fotografias em exposição. As obras da exposição também fazem parte do Acervo e Arquivo Municipal de Fotografia e dos fotógrafos e idealizadores do evento, Cadu Modesto e Rodrigo Fernandes, respectivamente coordenador de audiovisual e coordenador de Patrimônio Histórico do Departamento Municipal de Cultura.

A diretora de Cultura, Vickie Vituri, parabenizou toda a equipe envolvida na organização do evento e destacou que a exposição tem intuito de gerar debates e reflexões sobre a estética dos patrimônios e a evolução urbana ao longo dos 100 anos. “A gente só é forte no presente, e só vamos ser no futuro, se conhecemos o que foi nosso passado. É preciso valorizar nossa história. Tudo o que estiver ao alcance do Departamento para a preservação da nossa cultura, nós faremos. Agradeço especialmente a prefeita Marcia Moura, por entender que a sem cultura uma nação, uma cidade, não é forte. A prefeita nos deu todo apoio necessário para realização deste evento”.

Rodrigo Fernandes em seu discurso, explicou tecnicamente – e poeticamente – que cada detalhe da exposição foi pensado para mostrar ao visitante a história de Três Lagoas através das estruturas arquitetônicas dos imóveis. “A arquitetura da cidade nos diz muito sobre a sua história. Foram diversas influências culturais que fizeram e fazem de Três Lagoas um município belo. O objetivo também é despertar para importância em proteger nossos patrimônios históricos, a fim de preservar nossa própria identidade”.

Fernandes explana que os prédios de Três Lagoas possuem influência da arquitetura colonial brasileira, modernista, Belas Artes com ornamentos, simetria e elementos néo-clássicos, art déco, e estilos mais clássicos como a Art Nouvea, pela qual possui em maior quantidade; estéticas que podem ser encontrados nas fotografias em exposição.

O coordenador convida a toda população três-lagoense para prestigiar as obras em exposição. O Armazém fica aberto para visitantes das 7h às 11 e das 13h às 17h. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS