Três Lagoas | Da Redação/Com JPNews | 22/03/2015 16h31

Domingo tem Bocacine Cine Clube

Compartilhe:

Às 18h deste domingo, 22, será exibido o filme “Caramujo-Flor”, do diretor Joel Pizzini, por meio do Bocacine Cine Clube. O filme conta com a participação de artistas de renome nacional.

O projeto é uma realização do Departamento Municipal de Cultura, por meio do Núcleo de Audiovisual e do Grupo de Teatro Identidade.

A exibição do filme, que tem classificação livre, será no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, que fica à esquina da rua Alexandre Costa com a rua Paranaíba, próximo à Lagoa Maior, no Centro.

FILME

O filme é um curta-metragem de ficção experimental que foi dedicado ao poeta Manoel de Barros e à sua poesia auto reflexiva e criadora. A dupla face do escritor, moderno e arcaico, rural e urbano, rústico e sofisticado, aparece no filme desdobrada em dois alter egos, um interpretado por Ney Matogrosso e o outro por Rubens Corrêa.

Tetê Espíndola incorpora a dimensão vocal do poeta, pontuada pela trilha eletrostática de Livio Tragtenberg. Em aparições relâmpagos, plenas de significações, participam Almir Sater e Aracy Balabanian. Imagens de caramujos intercalam as cenas.

DIRETOR

Joel Pizzini foi o único cineasta brasileiro indicado para o Urso de Ouro do Festival de Berlim 2015 e isso confirma Mato Grosso do Sul como um produtor de cinema de qualidade e insere o Estado no cenário da sétima arte nacional.

Nascido no Rio de Janeiro, adotou o Mato Grosso do Sul para viver e ser inspiração de seus filmes. Seu trabalho no cinema inclui direção, roteiro, produção e cinematografia. Dirigiu os filmes Dormente (2005), 500 Almas (2004), Glauber Rocha (2004), Abry (2003), Enigma de Um Dia (1996) e Caramujo-Flor (1988).

Recebeu inúmeros prêmios por seus filmes, entre eles o Prêmio Internacional de Cinema da Bahia, por Enigma de Um Dia; melhor filme do Festival de Cinema de Brasília, por 500 Almas; melhor filme no Festival de Huelva (Espanha) e melhor direção e fotografia no 22º Festival de Brasília.

BOCACINE CINE CLUBE

A proposta do projeto Bocacine Cine Clube é apresentar ao público uma programação variada, mas privilegiando os filmes alternativos ao cinema comercial e mostrar a riqueza da produção cinematográfica nacional e do Estado. Na primeira fase as apresentações serão de filmes produzidos no Mato Grosso do Sul.

O projeto se desdobrará no Cine Clubinho, que levará cinema a alunos da rede municipal de ensino e tem como objetivo também fomentar a produção cinematográfica local.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS