Três Lagoas | Da redação/com JPNews | 04/05/2015 09h57

Enfermeiros da UPA e Samu estão em greve

Compartilhe:

Apesar do presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem Serviços Públicos (Setasp) de Três Lagoas, João Carvalho, ter negado, na manhã de sexta-feira (1), a paralisação das atividades da categoria, os enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Três Lagoas estão em greve desde a manhã da última sexta-feira (1). Os médicos não paralisaram as atividades, no entanto, não realizam o atendimento em pacientes que não fazem a triagem médica com os enfermeiros.

Na madrugada deste sábado (2), um paciente de 27 anos veio a óbito por volta das 2h40. Sua esposa, de 20 anos, registrou um boletim de ocorrência afirmando que um servidor do UPA recusou atende-lo.

De acordo com a esposa do rapaz, ele apresentava dores no corpo e febre. Foram ao UPA por volta das 10h. No local, realizou um exame de sangue e foi medicado. Quatro horas depois o paciente sentia as mesmas dores e febre, e ambos retornaram ao UPA. A vítima recebeu atendimento médico e segundo a médica plantonista, o exame de sangue estaria dentro da normalidade. O casal retornou para casa e por volta das 2h o rapaz teria reclamado de dores. Ao voltarem ao UPA, segunda a jovem, um servidor teria dito que nenhum paciente seria atendido mais naquela noite. O casal foi ao Hospital Auxiliadora e no local o rapaz faleceu. O atestado de óbito não consta a causa da morte.

UPA

Segundo o enfermeiro do UPA, Douglas Guimarães, o paciente recebeu atendimento médico tanto no UPA quanto no hospital. “Não julgo como um atendimento ineficiente nem dos profissionais do UPA nem do Hospital Auxiliadora. Cabe à perícia investigar as causas da morte deste paciente”.

O enfermeiro afirmou ainda que as atividades permanecerão paralisadas até que a administração pública volte a negociar com a categoria. O JPNews noticiou na sexta-feira (1º), que a prefeitura entrou com um pedido de liminar por considerar que a UPA e Samu representam a Saúde pública do município. Conforme o Tribunal de Justiça o Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem Serviços Públicos (Setasp) de Três Lagoas não é um representante legítimo da categoria. O magistrado acatou o pedido e também destaca em sua decisão que procurou no site do Ministério do Trabalho e Emprego e não encontrou o registro do Setasp como representante legal da categoria em Três Lagoas. Foi estipulada ainda uma multa diária de R$ 1.000,00 contra o Setasp em caso de descumprimento da decisão. Ao JPNews, o presidente do sindicato, João Carvalho, afirmou, na manhã de sexta-feira,1, que a categoria estava aberta ao diálogo e que a greve não aconteceria.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS