Três Lagoas | Da redação/ com Assessoria Prefeitura | 30/05/2016 14h51

Equipe Volante do CRAS Interlagos amplifica atendimento ao meio Rural

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS Interlagoas, através do trabalho da facilitadora Jandira de Jesus, orientação da Assistente Social Laura Daniela Figueiredo Garcia Nascibem e sob a coordenação de Nayane de Souza Gonzaga Coordenadora que compõem a equipe volante, tem realizado junto a comunidade do Pontal do Faia e do Sucuriú o Projeto Conviver I e II.

Conforme o CRAS, o projeto é um trabalho social com famílias e tem caráter continuado, e visa fortalecer a função protetiva das famílias evitando a ruptura dos seus vínculos e é dividido em dois grupos que trocam experiências e discutem suas vulnerabilidades por meio de atividades, rodas de conversa, palestras e dinâmicas.

Além disso, o projeto, que tem caráter intergeracional, ou seja, que busca relacionamento entre as gerações, busca promover ações para que as famílias identifiquem suas potencialidades, estabeleçam e fortaleçam seus vínculos, resgatem trajetórias comunitárias, de modo que as empoderem enquanto sujeitos de suas histórias e incentivem processos de participação social, além de promover o acesso a outros direitos.

REALIZAÇÃO

O primeiro grupo, denominado de “Grupo Conviver I”, se encontram no Centro Comunitário do Assentamento Pontal do Faia desde 2012; já o “Grupo Conviver II”, que iniciou suas atividade no mês de abril deste ano, se reúne, graças a uma parceria com o proprietário, no Galpão do Sucuriú. Sendo que encontros acontecem quinzenalmente e, no momento, os participantes podem fazer curso de pintura em tecido.

A equipe volante, por dois técnicos de Nível Superior (um assistente social e um psicólogo) e dois técnicos de Nível Médio, é responsável por realizar a busca ativa dessas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Social Básica, que poderão ser adaptadas às condições locais especificas.

Ainda responsabilidade da equipe, incluir às famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso a serviços de outros setores sempre que necessário e tem como função essencial o deslocamento para oferta de proteção social básica. Com caráter preventivo, protetivo e proativo, promove o acesso dos usuários aos seus direitos e contribui na melhoria da qualidade de vida.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da Política de Assistência Social, responsável pelos serviços de proteção social básica, sendo a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) situadas nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O CRAS Interlagos, por sua vez, apresenta áreas de grande extensão territorial, com a presença de população rural e por conta disso, cumprindo a Tipificação de Serviços Socioassistenciais, o atendimento as essas famílias é realizado pela Equipe Volante.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS