Três Lagoas | Da Redação/Com JPNews | 25/01/2015 20h51

MTE já emitiu 202 carteiras após paralisação do sistema

Compartilhe:

Mais de 202 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foram emitidas em Três Lagoas depois após 20 dias de suspensão no sistema do Ministério do Trabalho e Emprego.

A paralisação nos serviços aconteceu do dia 13 a 31 de dezembro, para efetuar a migração do sistema off-line utilizado anteriormente para a implantação do novo CIRPWEB 3.0., um aplicativo online. Mas os 20 dias de suspensão não foram suficientes para concluir o trabalho, obrigando o MTE voltar a utilizar o antigo sistema.

O novo aplicativo vai possibilitar mais agilidade aos cidadãos que pretendem emitir uma carteira de trabalho. Atualmente quem deseja conseguir esse documento demora de 1 a 15 dias para finalizar o processo.

Mesmo com o impasse o Ministério pretende introduzir o quanto antes o novo aplicativo, permitindo o cidadão pegar sua carteira no mesmo dia.

Para emissão da CTPS todos os dados são encaminhados para a agência central do Ministério do Trabalho e Emprego, em Campo Grande, duas vezes por semana, via malote. Quando detectado alguma divergência de dados ou erro, o malote volta novamente para o local de origem para correção, esse processo que atrasa a emissão da carteira. Com a implantação do sistema online, esse processo será extinto, já que os dados serão enviados imediatamente para capital.

Segundo Fatima Pedrosa Gonzales, Chefe do Núcleo de Identificação e Registro Profissional (NEPROF), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Mato Grosso do Sul, a previsão é de iniciar o quanto antes a migração do sistema, para facilitar a emissão de carteiras, o aplicativo vai permitir que caso o cidadão não passe dados corretos ou apresente erros, o sistema não avança, ao contrário do que é feito atualmente, “ Pegamos os dados, quando detectado erros devolvemos para a cidade de origem, que entra em contato com a pessoa, ela corrige o problema, a agencia regional manda o malote de volta, e ai podemos finalizar o processo ou, corrigir novamente nesse mesmo processo”.

Para emitir a Carteiras de Trabalho e Previdência Social, é preciso comparecer a Agência Regional do Trabalho em Três Lagoas, na avenida Eloy Chaves, nº 738, Centro. Munidos com os documentos: identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS