Três Lagoas | Com Assessoria de Comunicação | 26/09/2016 17h15

População comparece nas unidades para atualização de carteira no dia D de Vacinação

Compartilhe:

O dia D da Campanha de Multivacinação movimentou as unidades básicas de saúde na manhã de sábado (24), em Três Lagoas. As famílias aproveitaram a data para atualizar a carteira de vacinação e receber esclarecimentos sobre a necessidade da imunização contra as doenças.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, houve o registro de 1.009 pessoas interessadas em atualizar a carteira das crianças menores de cinco anos, sendo que deste total, 550 pessoas de zero a cinco anos receberam a vacina. “Muitas pessoas compareceram nos postos de saúde para imunização, mas nossos técnicos constataram que boa parte já estava com as vacinações em dia, mas mesmo assim fizemos o registro da presença”, explicou.

Outro fato importante registrado no dia D foi a grande procura de adolescentes, adultos e idosos, para se vacinarem sendo que as doses mais aplicadas foram a de febre amarela e hepatite. “Ficamos surpresos com a procura e isso mostra que a população está realmente engajada na campanha”, completou.

CAMPANHA

A Campanha Nacional de Multivacinação terá continuidade até nesta sexta-feira (30), sendo que os responsáveis poderão levar as crianças menores de cinco anos até a unidade mais próxima para receber a dose contra pólio. Também está disponibilizada a vacina contra HPV para meninas de 9 a 14 anos incompletos e atualização da carteira para pessoas em geral. A Campanha teve início no último dia 19 de setembro.

A Campanha de Multivacinação deste ano teve alterações. A imunização é de modo seletivo, ou seja, destinada para a população de zero a 14 anos na qual recebem apenas as doses que estiverem precisando.

Outra mudança é que a gotinha não será para todas as crianças de seis meses a quatro anos, como foi no ano passado, mas sim apenas o primeiro reforço para bebês de 15 meses e o segundo reforço para crianças de 04 anos. A vacina utilizada será a pólio oral bivalente - pólio vírus I e III e não a trivalente como nos anos anteriores I, II e III.

A justificativa da mudança, de acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, foi devido à erradicação da Pólio vírus II no mundo, uma vez implantada a terceira dose de pólio injetável e não a oral. Sendo assim, houve maior eficiência, tornando-se desnecessária a pólio oral indiscriminada.

Os bebês de seis meses a menores de cinco anos que estavam acostumados a tomar a gotinha indiscriminadamente, agora com a mudança, a vacinação seletiva será destinada somente para crianças de 15 meses (um ano e três meses) e quatro anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS