Três Lagoas | Da Redação/Com Prefeitura de Três Lagoas | 31/08/2015 15h08

Projeto contra a Dengue precisa de voluntários em Três Lagoas

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (31), encerra o prazo para a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Saúde Epidemiológica coletar as amostras de sangue de pessoas para o projeto que estuda a elaboração de uma vacina contra a Dengue. Porém, o setor responsável informa que até o momento, a ação teve baixa procura de voluntários e não atingiu nem 50%.

“A única faixa etária que conseguimos completar foi a de 18 anos de idade. Está muito difícil encontrar voluntários na faixa de idade de crianças e adolescentes”, disse Neide Yuki, coordenadora do Setor de Vigilância Saúde Epidemiológica.

Caso o município não consiga até na próxima semana coletar o número suficiente – que são 1.022 amostras de sangue de pessoas entre 0 a 20 anos de idade – provavelmente, poderá ser prorrogado para mais alguns dias. Entretanto, para atingir a meta estipulada, equipe estuda novas estratégias para encontrar o maior número de voluntários.

“Estamos analisando a melhor maneira de como encontrar pessoas que possam colaborar. Na próxima semana vamos entrar em contato com os programas e projetos do município para que consigamos cumprir a quantidade de amostras estipuladas”, destacou.

Três Lagoas foi um dos 63 municípios selecionados no país para participar de um projeto que estuda a elaboração de uma vacina contra a dengue. Serão coletadas até o final do mês 1.022 amostras de sangue de pessoas entre 0 a 20 anos de idade. Além de Três Lagoas, Corumbá também foi escolhida para participar do estudo.

O estudo é coordenado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, liderado pelo professor Doutor Marcelo Nascimento Burattini. O objetivo é estimar a incidência da infecção por dengue nos municípios selecionados a partir dos dados de inquérito transversal de soroprevalência etariamente estratificado, para apoiar na demanda de decisão quanto à melhor estratégia para introdução da vacina contra Dengue no Brasil.

Para participar do estudo, além da faixa etária informada, o voluntário deverá procurar a unidade de saúde durante o período disponível, onde será feita a coleta de sangue. Além disso, o voluntário precisará assinar um termo de consentimento para participação da pesquisa.

O sangue será analisado no laboratório de Minas Gerais e permitirá que futuramente o voluntário saiba se teve Dengue ao longo da vida. Porém, a participação no projeto não dará o direito do voluntário receber a dose da vacina, uma vez que o soro ainda está em fase de elaboração.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS