Três Lagoas | Da Redação/Com JPNews | 03/10/2015 23h57

Samu registra aumento no número de trotes

Compartilhe:
Ligações com informações falsas podem impedir ou atrasar atendimento de acidentados no trânsito (Foto: Reprodução/Internet) Ligações com informações falsas podem impedir ou atrasar atendimento de acidentados no trânsito (Foto: Reprodução/Internet)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Três Lagoas recebe, em média, 41 ligações por dia, sendo que 19 delas tratam-se de trotes. Os dados são da assessoria de imprensa da unidade. Segundo o levantamento, de janeiro a agosto deste ano, o Samu recebeu 10.038 ligações. Dessas, quase a metade foi trote. Ao todo, 4.418 trotes foram atendidos pelos técnicos da Central de Regulação neste período e em três casos houve o deslocamento da viatura do Samu até o local. 

Em todo o ano de 2014, o Samu acumulou 16.102 ligações e 25% delas tratavam-se de trotes, ou seja, 5.434 chamadas. 

A quantidade de trotes recebidos pela unidade em oito meses já é quase igual a de 2014. Em média, 44 pessoas acionaram esse serviço por dia durante o ano passado, além de outras 15 ligações de trote. Segundo Olívia Alves da Silva, coordenadora da unidade, esse tipo de delito vem prejudicando o atendimento de pessoas que necessitam verdadeiramente de socorro.  

A quantidade de chamadas falsas preocupa a unidade, pois apesar de a Central de Regulação possuir um grupo de profissionais que avaliam o conteúdo das informações, ainda não há uma forma capaz de detectar a veracidade delas.

Público - Conforme a unidade, a maioria dos trotes é realizada por crianças e adolescentes no período em que já não estão mais no ambiente escolar, entre às 11h e às 16h. 

Ligações falsas atrapalham a fluidez do trabalho da equipe do Samu e comprometem a vida de uma pessoa que realmente necessita de atendimento médico. Além disso, o trote é uma prática criminosa, que deve ser combatida com firmeza, diz o órgão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS