Três Lagoas | Da redação/com Assessoria | 31/07/2014 13h39

Secretaria de Trânsito pretende aumentar quadro de agentes

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Três Lagoas, município com 109 mil habitantes e 70 mil veículos cadastrados no Detran em circulação, conta apenas com cinco agentes de trânsito para desenvolver ações educativas e fiscalizar as inúmeras irregularidades que ocorrem no trânsito. Apesar de ter cinco, apenas quatro estão trabalhando, já que um está licença médica.

Entretanto, essa realidade pode mudar a partir do ano que vem, já que o secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, solicitou a contratação de mais 15 agentes de trânsito, através do concurso público que a Prefeitura de Três Lagoas vai realizar ainda nesse ano.

“Não é da tradição do Brasil o agente de trânsito ser contratado pelo município, até porque, o novo Código de Trânsito entrou em vigor em 1.998 e, somente com esse novo código, é que passou a responsabilidade aos municípios de poderem ter os agentes”, justificou o secretário. Além disso, ele comentou que o município continua tendo convênio com a Polícia Militar, entretanto, devido a outros afazeres, nem sempre é possível que os policiais militares estejam disponíveis para trabalhar na fiscalização do trânsito.

Silveira entende que é importante a presença dos agentes de trânsito nas ruas para inibir ações de infrações cometidas pelos motoristas. Por esse motivo, solicitou a contratação de mais 15 agentes. “Acho que com um efetivo de 20 agentes dá para se fazer um trabalho melhor do que é feito hoje. Além dos agentes, o trabalho de operação que a Polícia Militar faz, contribuiria em muito para a melhoria do trânsito no sentido de prevenir ações que possam redundar em algum problema no trânsito, como acidente, ou danos às pessoas”, comentou.

De acordo com o secretário, a presença do agente de trânsito nas ruas contribui para inibir os condutos de cometer infrações de alto risco, como avançar o sinal vermelho, por exemplo. “A sinalização é algo que nos traz confiança, pois o condutor sabe que pode passar e o outro tem que respeitar. Quando isso não acontece, o risco de acidente é eminente. As pessoas que não obedecem o sinal de parada nas preferenciais também causam risco. A pessoa dirigindo falando ao celular tira a atenção das pessoas e ainda trava o trânsito. Então, a presença dos agentes de trânsito inibiria esses problemas”, ressaltou o secretário.

Ainda segundo Silveira, além da fiscalização, os agentes poderiam ainda fazer um trabalho de orientação, como, por exemplo, ajudar os condutores a observar as normas de circulação, como por exemplo, de que eles devem andar pela direita. “Em Três Lagoas é muito comum as pessoas trafegarem pela esquerda, mesmo em baixa velocidade, em outros casos, ela não anda nem pela direito e nem pela esquerda, portanto, tudo isso poderia ser orientado pelos agentes”, exemplificou.

Outro problema comum em Três Lagoas são os caminhões trafegando pelo centro da cidade, o que é proibido por lei municipal e, com a presença de mais agentes nas ruas, conforme o secretário, isso poderia ser resolvido. “Atualmente, como não temos quase fiscalização em Três Lagoas, alguns motoristas acabam aproveitando, desobedecendo às normas e causando um transtorno no trânsito. Portanto, existe uma série de benefícios que se tivéssemos um número maior de agentes, isso não aconteceria”, salientou.

Ainda de acordo com o secretário de Trânsito, a presença e o trabalho de fiscalização dos agentes não significa “indústria da multa”, como dizem algumas pessoas. Silveira ressaltou que ninguém determina que os profissionais saiam multando as pessoas, entretanto, se os condutores cometeram infrações, o agente tem que multar, sob pena de omissão. 


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS