Três Lagoas | Da Redação/Com JPNews | 28/11/2015 23h39

Três Lagoas registra quase 800 novos eleitores em um ano

Compartilhe:

Três Lagoas alistou 761 novos eleitores e é a terceira cidade de Mato Grosso do Sul com maior número de pessoas aptas para votar nas próximas eleições. Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) apontam que o município somava 72.744 eleitores, em outubro do último ano, e passou para 73.505. O número poderá aumentar ainda mais, já que o prazo para obter , transferir ou regularizar título de eleitor termina somente em maio do ano que vem.

O levantamento da Justiça Eleitoral foi feito entre outubro de 2014 e outubro deste ano. Esse aumento, segundo o Tribunal, deve-se ao crescimento da cidade, além de novas transferências de pessoas vindas de outras regiões do estado e do país, muitas vezes, atraídas por oportunidades profissionais. Dos eleitores três-lagoenses registrados, 52%, são mulheres, enquanto que 47% são homens.

A faixa etária com maior número de eleitores está entre 25 e 34 anos, com 17,2 mil. Logo em seguida, aparecem eleitores com idades entre 35 e 44 anos, representando 14,7 mil pessoas.

Para o professor de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Vitor Wagner Neto de Oliveira, também doutor em História do Brasil, os “novos eleitores são grandes chamarizes para candidatos que buscam cadeiras na Prefeitura e Câmara de Vereadores”. Observa ainda que o número de eleitores não influencia diretamente nas mudanças políticas que devem ser proporcionadas pelos novos gestores. 

“Os futuros candidatos terão mais pessoas para correr atrás e tentar convencê-las em relação às suas propostas, analisando as características desses novos eleitores. Porém, o número do eleitorado não gera a mudança política que deve ser feita pelos que estão assumindo as cadeiras públicas. Até porque há cidades no país com o número de eleitores menor, mas que geram mudanças profundas mais do que em muitos municípios que possuem maior quantidade de eleitores”, avaliou o professor.

Redução - Dos 10 municípios da Região do Bolsão, seis sofreram redução no eleitorado, totalizando a perda de 680. O município de Paranaíba é o que mais perdeu eleitores. Decresceu em quase 400 eleitores e passou a ter até agora 30.062 eleitores inscritos na sua circunscrição estadual.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS