Água Clara | Com Correio Regional News | 22/09/2011 11h13

Alunos participam de palestra sobre combate a drogas no Centro Cultural de Água Clara

Compartilhe:

Ministrada pelo policial federal de Três Lagoas Victor Augusto Frutoso de Figueiredo, a palestra foi direcionada aos alunos do 7º ao 9º ano da Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira. Como parte das atividades desenvolvidas através do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) a escola solicitou essa palestra e foi atendida.

Além dos alunos estavam presentes professores, policiais civis, conselheiros tutelares e a Secretária Municipal de Educação Raimunda Onça.

Imagens de pessoas antes e depois do vício, incluindo pessoas famosas como Amy Winehouse, foram apresentadas as crianças e adolescentes marcando o início da palestra. Os efeitos da maconha, da heroína, da cocaína, do crak, drogas sintéticas (ecstasy, Ice, LSD e chás alucinógenos), tabaco e álcool, também foram explicados a eles.

Os alunos mostraram interesse fazendo perguntas ao palestrante, e quando ao contrário, quem acertava, ganhava um caderno da Fibria e um panfleto com instruções de como detectar um usuário de drogas na família.  

Segundo a conselheira tutelar Eliane P. de Carvalho, a maioria das ocorrências vindas da delegacia de polícia local, por ato infracional, para Conselho, tem relação a usuários e repassadores de drogas.

O palestrante Victor, veio acompanhado da analista de sustentabilidade da empresa Fibria de Três Lagoas Andréia Ap. de Moraes, que diz também ter um projeto juntamente com o grupo Votorantim pela educação.

O policial federal, que já foi policial civil no Rio de Janeiro, ministra palestras como estas há 10 anos em escolas, instituições, igrejas entre outros, em Três Lagoas, e agora região. Ele ainda comentou que a prevenção e orientação do uso de drogas, devem ser primeiramente nas famílias, desde o pré-natal da mãe. E que tudo na adolescência influencia, mas não pelo fato de ser droga e sim pela própria fase da vida. Uma família estruturada, tende a não passar certos tipos de problemas como por exemplo: o da droga, finaliza o palestrante. 


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS