Água Clara | Da redação/com JPTL | 24/09/2013 11h43

Dia Mundial sem Carro reúne 200 participantes em Água Clara

Compartilhe:

Água Clara (MS) - Cerca de 200 pessoas participaram, neste domingo, da passeata em prol do “Dia Mundial Sem Carro”, em Água Clara. O evento, organizado pela escola estadual Marechal Castelo Branco, teve como objetivo conscientizar a população sobre a dependência dos veículos automotores, poluição causada pelos carros e também incentivar as atividades esportivas.

Conforme informações do professor de Geografia, Girlan Ribeiro, idealizador do evento, [com o slogan “Deixe seu carro na garagem, o bolso cresce, a barriga desaparece e o planeta agradece”, o evento teve início às 8h30 de domingo e proporcionou aos participantes uma hora de caminhada ou pedalada. “Tinham ciclistas e pedestres, só não estava autorizada a participação de veículos automotores já que o objetivo do Dia Mundial sem Carro é este: tirar a dependência das pessoas de seus veículos e, assim, melhorar a prática de atividades esportivas”.

A ideia de promover a passeata, explicou o professor, surgiu através do calendário elaborado por ele para trabalhar temas ambientais em sala de aula. “Neste calendário havia o Dia Mundial sem Carro, fui pesquisar e descobri que muitas cidades, principalmente grandes, como São Paulo, Rio [de Janeiro] participam. Então pensei: porquê não inserir Água Clara nesse cenário”, completou.

Durante a passeata, que teve o ginásio de esportes como ponto de concentração, os participantes percorreram as principais ruas e avenidas do centro, com exceção do trecho urbano da BR-262. “O evento foi iniciado com um alongamento coletivo, em frente ao ginásio. Percorremos praticamente um retângulo, de cerca de 15 quadras, retornando ao ginásio de esportes”, destacou Ribeiro.

A mobilização ainda contou com um pedágio, com a distribuição de panfletos e adesivos à população. O material informativo foi elaborado através de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município. Além dela, também tiveram participação servidores da Secretaria de Saúde, que acompanharam a população no trajeto, dando atenção especial aos idosos, e também promovendo ao final do evento aferição da pressão arterial e alguns testes rápidos, como o de glicemia. “A caminhada também contou com a participação de professores de educação física da cidade e também com o apoio da Prefeitura de Água Clara, que nos auxiliou com a divulgação do evento e convite à população e também na confecção do material informativo”, disse.

De acordo com Girlan Ribeiro, a ideia é fazer do evento algo tradicional e, nas próximas edições, conseguir maior número de participantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS