Água Clara | Com Prefeitura de Água Clara | 17/01/2018 08h00

Prefeitura entrega uniformes para agentes de endemias

Compartilhe:

A prefeitura de Água Clara promoveu na segunda feira (15), uma solenidade para entregar, oficialmente, os novos uniformes aos agentes de controle de vetores e vigilância epidemiológica do município.

 

Os agentes receberam um kit com camisas manga longa, chapéu árabe, coturnos novos, bolsas de lona, calça e gandolas.

 

Estavam presentes o prefeito Edvaldo Alves de Queiroz, a vice-prefeita Jurema Nogueira de Matos, vereadores Saylon Cristiano e Simone Oliveira, secretário de Saúde Rondiney Ribeiro, o coordenador Miguel Prudêncio e equipe.

 

O vereador Saylon Cristiano ressaltou a importância do trabalho dos agentes que durante as visitas domiciliares orientam as pessoas para o controle das doenças, em especial as transmitidas pelos mosquitos, conscientizando a população e diminuindo os casos das doenças. Um trabalho que também resulta em economia.

 

“As ações desenvolvidas por essa equipe são fundamentais para diminuir os casos de doenças, a atuação de cada agente contribui para que não haja proliferação dos mosquitos transmissores de doenças”, comentou a vereadora Simone.

 

A vice-prefeita Jurema parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido no ano de 2017, o bloqueio nos 78 casos suspeitos de dengue, que após exames, resultou em quatro casos confirmados da doença.

 

Miguel disse que os novos uniformes garantem a padronização, identificação e uma melhor aceitação do agente pela população. “Os agentes do controle de vetores estavam há mais de cinco anos sem receber novos uniformes”, finalizou.

 

Já o prefeito parabenizou a equipe comandada por Miguel Prudêncio pelos excelentes resultados e agradeceu o engajamento e empenho de cada um dos agentes no desenvolvimento do trabalho em equipe, falou sobre o contato que o agente tem com a população nas visitas residenciais, no dia a dia reforçando os cuidados que todos devem ter, “Cada um fazendo sua parte, cuidando do seu quintal, podemos vencer essa guerra contra a dengue, zica vírus, chikungunya e outras doenças”.

 

Campanha “No meu bairro limpo o Aedes Aegypti não cresce”

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Clara através do Setor de Endemias realizou no ano passado a Campanha "No meu bairro limpo o Aedes Aegypti não cresce", com a divulgação da Lei Municipal 759/10 e Projeto de Educação em Saúde nas escolas.

 

Fazendo um levantamento dos terrenos baldios e notificando os proprietários para limpeza. De acordo com o coordenador de Endemias Miguel Prudêncio os proprietários devem manter os terrenos limpos, caso isso não aconteça, serão notificados e até multados. O terreno poderá ser limpo pela equipe da Infraestrutura e o valor incluído no IPTU.

 

O morador deverá manter também seu quintal limpo, caso seja encontrado algum foco de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, será realizada uma notificação. No caso de reincidência o proprietário do imóvel poderá sofrer as penalidades previstas na Lei 759/10 que prevê entre outras coisas a aplicação de multas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS