Aparecida do Taboado | Da redação/ com Luana Chaves | 24/05/2016 15h59

Embrascop construirá nova casa para moradora que perdeu tudo em incêndio

Compartilhe:

A Embrascop, empresa responsável pela construção das 96 casas no Jardim Félix, a pedido do prefeito Robinho Samara e da secretária municipal de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, irá construir uma nova casa para Bruna Garcia de Oliveira, mãe de família que teve a sua incendiada.

Após o resultado do laudo pericial, constatou-se que o incêndio foi criminoso, mesmo assim, a empresa se comprometeu com o Chefe do Poder Executivo a reerguer a residência para Bruna, que é mãe de dois filhos. A cidadã aparecidense havia sido contemplada pelo “Programa Minha Casa Minha Vida”, monitorado pela Prefeitura há seis meses.

O engenheiro responsável Anagildes Caetano de Oliveira, acompanhado do filho Fabrício Hota de Oliveira, prefeito Robinho Samara e secretária de Assistência Social, esteve na casa incendiada para avaliar a proporção do prejuízo. Ele contou que logo quando aconteceu o incidente o prefeito ligou para pedir que fossem tomadas providências para ajudar a família. “Eu disse a ele: - prefeito olha, no momento nós não podemos fazer nada enquanto não sair um laudo. Porque se naquele momento nós tivéssemos assumido este compromisso de já refazer esta casa, nós estaríamos assumindo a responsabilidade de um negócio que a priori a gente entendia que, de fato, não era culpa nossa. Já construímos mais de sete mil casas neste padrão e nunca houve isso”, completou Anagildes.

Segundo o engenheiro, provavelmente será aproveitada apenas a fundação da residência. A previsão é de que a obra seja concluída de dois a três meses. “Só agora a gente pode dar uma mão para essa senhora que realmente precisa. Isso é um trabalho social que a empresa fará aqui no município, porque não é só ganhar dinheiro a gente também tem uma responsabilidade social, por isso vamos ajudar esta mulher que não tem nada haver com a história. O incêndio, pelo laudo, foi proposital, que aconteceu a mando ou a feitio de alguém; não foi problema elétrico coisíssima nenhuma, nada haver com a casa”, falou.

O prefeito agradeceu ao empresário que, muito gentilmente, realizará o serviço social no município. “Nós precisávamos deste laudo pericial, até porque se fosse de responsabilidade nossa já queria até nos desculpar e falar para a população, mas graças a Deus a firma está isenta e é um exemplo no Estado. Não vamos buscar mais culpados. Este é mais um problema social resolvido em Aparecida do Taboado. A Bruna hoje recebe que a casa dela vai ser reconstruída e será novamente entregue a ela; uma mulher merecedora, que levanta de madrugada e sai para trabalhar”.

Ao receber a notícia, Bruna demonstrou alívio e alegria. Ela contou ainda que se vê vítima de maldade, pois desconhece o autor do crime e não tem nenhuma desavença que possa ter suspeitos. “Nossa, obrigada! Muito obrigada prefeito, obrigada Anagildes que me ajudou. Vocês não sabem como estes 30 dias foram de angústia, de incerteza se eu ia ter a minha casa de novo ou não. E hoje eu recebo essa notícia que eu vou ter de novo a minha casa, obrigado, muito obrigado. Estou muito feliz em saber que eles não têm obrigação nenhuma, porque foi criminal e eles se propuseram me ajudar; principalmente por saber que eu vou dar um teto de novo para os meus filhos”, disse Bruna.

Mesmo tendo perdido tudo no incêndio criminal, a vítima deseja o bem para o mal feitor. “Para a pessoa que fez este mal para mim eu desejo coisas boas; desejo que Deus te dê paz neste coração e tire essa maldade, que não faça com outra pessoa o que fez comigo”.

O incêndio
A residência de Bruna, localizada na Rua Nicolau Antônio Martins, no residencial Jardim Félix, foi incendiada no dia 11 de abril.

Por sorte não havia ninguém na casa, pois ela estava no trabalho e os seus dois filhos estavam com a babá no momento do incêndio. De acordo com o boletim de ocorrências registrado pela Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e um investigador de Polícia se deslocou até o local para levantamento de informações e se deparou com a residência totalmente queimada.
Somente as paredes que formam a estrutura da casa ficaram intactas, com poucas manchas de fogo e fumaça. Documentos, móveis, roupas, eletrodomésticos, janelas, vigas do telhado foram totalmente destruídos pelas chamas.

No momento do registro, estava presente o vizinho da casa de baixo, Gilberto Manoel Silva de Oliveira. Ele informou que estava trabalhando, mas sua sobrinha estava em sua residência e viu, pela janela, fumaça saindo de um dos quartos da casa de Bruna.

Segundo a testemunha, ao perceber o incêndio ela correu até a casa da babá das crianças da vítima para contar sobre o que viu. Eles voltaram até a casa da vítima e ao se depararem com muita fumaça saindo pela janela, imediatamente ligaram para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A babá, que também mora no bairro, relatou que não havia ninguém na residência, pois Bruna e o namorado, que de vez em quando ficava na residência incendiada, estavam no trabalho.
Além dos pertences de Bruna, alguns pertences do namorado foram queimados durante o incêndio. As vítimas declararam que não possuem inimizades e nem problemas com ninguém, sendo que não acreditam que tal incêndio possa ter sido criminoso.

Os vizinhos informaram que não viram nada e nem ninguém suspeito momentos antes do início do fogo. O local foi isolado, foi solicitada a realização de perícia através da URP de Paranaíba.

A Secretaria Municipal de Assistência Social está pagando aluguel para a família e continua acompanhando o caso.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS