Aparecida do Taboado | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 04/01/2023 09h51

FESAT realiza procedimento inédito na região e garante mais um avanço na Saúde

Compartilhe:

A Fundação Estatal de Saúde realizou uma cirurgia de Gastrostomia Endoscópica, procedimento inédito não só no Município, mas na região.

A Gastrostomia Endoscópica é um procedimento que combina técnicas da endoscopia para introduzir uma sonda que atravessa a parede do abdômen e vai direto ao tubo digestivo em pacientes que precisam fazer uso de sonda gástrica para se alimentar e receber líquidos e medicação diretamente no estômago, ao invés de ingerir e deglutir.

Conforme explicou o cirurgião-geral Dr. Filinto Aguiar (CRM-MS 8807/RQE 7616), o procedimento só foi possível graças ao equipamento de endoscopia, inaugurado no último dia 19 de dezembro pela atual Administração. “Com o aparelho de endoscopia, conseguimos fazer a implantação da sonda de forma muito menos invasiva que a convencional. Isso traz um ganho enorme para o paciente”, detalhou ele.

A paciente, de 77 anos, possui várias comorbidades e estava encontrando dificuldades para se alimentar pela antiga sonda nasal. Com o procedimento, ela agora passa a obter melhor qualidade de vida.

Só em 2022, a FESAT realizou mais de 900 cirurgias, entre as eletivas e as de urgência e emergência, registrando ainda cerca de 60 mil atendimentos no Pronto Socorro.

O prefeito José Natan voltou a ressaltar que a Saúde é prioridade em sua Administração, destacando que inúmeros investimentos já foram realizados nesses últimos dois anos e muito mais ainda vem pela frente. “Encontramos muitos desafios na Saúde, mas com boa gestão conseguimos dar um salto muito grande. E vamos continuar trabalhando para que os avanços continuem acontecendo”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS