"/>
Aparecida do Taboado | Da redação/ com Mariele Machado | 29/06/2016 15h07

Sangria de seringueiras é tema de capacitação no Sindicato Rural

Compartilhe:

Com o objetivo de incentivar o cultivo da seringueira e a produção de látex, o Sindicato Rural, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), por meio do programa Mais Floresta, realizou no período de 22 a 24 de junho, o curso de sangria de seringueiras, para 13 participantes.

O instrutor e técnico Ramiro Juliano da Silva informou que o curso tem o objetivo de ensinar os participantes a extrair o látex da seringueira para comercialização na forma sólida, utilizando-se de processos tecnológicos adequados. “O objetivo do curso é qualificar mão de obra e melhorar as práticas de manejo da cultura de seringueira, promovendo uma condução correta nas aberturas de painéis de sangria”.

A fase de sangria é considerada uma das mais importantes, segundo a avaliação do técnico, e ele explica o porquê: “Para que a árvore entre em produção é necessário que tenha no mínimo 1,30 metros e cerca de 50 centímetros de circunferência. A espessura da casca que é cortada também define o fluxo de seiva, que permitirá uma produção contínua por até 40 anos”, informou o instrutor.

A capacitação foi realizada no salão de eventos do Sindicato Rural, que foi a parte teórica; já a prática foi realizada na Estância São Rafael e Sítio Tamanduá.=

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS