Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 18/06/2015 10h26

Secretaria de Educação realiza Plenária Final

Compartilhe:

Na manhã desta quarta-feira (17), no Sindicato dos Servidores Municipais de Educação, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aparecida do Taboado realizou a Plenária Final da elaboração participativa do Plano Municipal de Educação.

Durante a abertura da Assembleia estiveram presentes: o prefeito Robinho Samara; a vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), Sueli Veiga Melo; o secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos; a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Ana Tereza de Freitas; e a coordenadora do PME, Fátima Odélia.

Ao abrir o evento, o secretário agradeceu ao prefeito Robinho Samara pelo aval para o trabalho e estendeu agradecimentos a todos os envolvidos na elaboração do Plano Municipal de Educação. Ele frisou que a Plenária tem por objetivo a votação com indicação de todos os delegados dos segmentos para a aprovação das metas, para posteriormente encaminhar para os poderes Executivo e Legislativo. Joaquim ressaltou o compromisso que todos têm perante a execução do Plano e com o cumprimento das metas que visam melhorar a qualidade da Educação em todas as modalidades.

Robinho Samara agradeceu a todos os envolvidos na elaboração do PME e disse confiar na capacidade da equipe da Secretaria de Educação e de todos aqueles que participaram. “O que for possível fazer, nos limites da lei, vocês podem contar comigo. Eu venho de família de educadores e tenho como prioridade garantir a qualidade da Educação de Aparecida do Taboado”, falou o prefeito.

O Plano Municipal de Educação foi executado de modo participativo, com elaboração coletiva, contando com o envolvimento da Secretaria de Educação, conselheiros de Educação, profissionais da Educação, diretores, coordenadores, especialista, professores e administrativos, sindicatos Estadual e Municipal, estudantes, Conselho Tutelar e representantes de diversos setores da sociedade, resultando em uma construção democrática, como política pública de Educação.

O PME conta com 20 metas, todas em consonância com o Plano Nacional e Estadual de Educação, e terá vigor de 2015 a 2025. Ele será encaminhado para o Poder Executivo, para que o prefeito encaminhe o projeto em regime de urgência para votação no dia 22 de junho.

Sueli Veiga parabenizou o prefeito e a Secretaria de Educação pela dedicação com a qual conduziu o PME. A vice-presidente da FETEMS destacou a participação de todos que colaboraram para definir as metas e destacou que “Aparecida do Taboado vive um momento histórico”, pois aprova o segundo PME, enquanto muitos municípios ainda trabalham na confecção do primeiro. “Se a gente pegar os mais de 500 anos de Brasil e analisar, vai ver que este processo é importante para o futuro da Educação das nossas futuras gerações, por isso precisamos garantir isso com leis. A presença do prefeito aqui demonstrando interesse é fundamental. Nós vamos ver a importância deste momento daqui 10,15, 20, 30, 50 anos”, falou.

Sueli Veiga ainda destacou que “é preciso valorizar a Educação e os profissionais. Somente com união entre a classe é possível fazer o melhor Plano”.

O objetivo do PME é superar desafios como: a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade de ensino; promoção de sustentabilidade socioambiental, promoção humanística, cientista e tecnológica do país; formação integral do ser humano aliada com a formação para o trabalho; valorização dos professores da educação e difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e da gestão democrática da educação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS