Atenção | Com Portal do MS | 29/01/2024 14h47

Promessa de CNH sem exames é golpe com entrega de documento falso

Compartilhe:

Mensagens enviadas via Whatsapp, com sugestão de que para conseguir sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não precisa de aulas, nem exames ou provas, estão circulando por aí. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) alerta a população que essa prática não existe.

Na terça-feira, 23 de janeiro, um homem foi a sede do Detran pois não estava conseguindo renovar a sua CNH. Durante o atendimento, o servidor constatou que não havia informações do condutor no sistema.

Com isso, foi constatado que o cidadão nunca havia tirado a habilitação e apresentou um documento falso ao órgão. O homem foi encaminhado à Delegacia de Trânsito, sendo autuada em flagrante e encaminhada à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), passando, inclusive, por audiência de custódia.

Para o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando dos Santos, não existe nenhuma possibilidade de alguém conseguir uma CNH se fazer aulas ou provas.

"A pessoa que está querendo tirar a sua CNH tem que entender que não vai conseguir tirar se não fizer as aulas teóricas e práticas e nem os exames e provas. A pessoa que está lhe oferecendo facilidade, ou ela está te dando um golpe e não vai entregar documento algum a você, ou ela vai te entregar um documento falso, o que incorre em crime não apenas para quem expediu, mas para quem anda com ele também".

Crime de uso de documento falso

O delegado titular da Delegacia de Trânsito, Carlos Eduardo Trevelin Millan, falou das previsões criminais que ocorrem nesse caso.

"No caso do Uso de Documento Falso, a previsão é de 2 a 6 anos de prisão. E a dica é, o interessado em ter a CNH deve procurar uma autoescola credenciada e cumprir os trâmites legais. Caso a pessoa desconfie de alguma coisa, procure o órgão de trânsito ou comunique a Polícia o que está acontecendo. O ideal é sempre desconfiar da facilidade".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS