Bataguassu | Da Redação/Com Assessoria | 13/08/2015 14h45

Gestão Pedagógica realiza reuniões para diagnóstico da rede municipal

Compartilhe:

A equipe de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) em parceria com diretores, coordenadores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental promoveu nos dias 29, 30 e 31 de julho; e 4 e 5 de agosto, um circuito de reuniões de análises dos resultados das avaliações diagnósticas aplicadas pela pasta no primeiro semestre deste ano na rede municipal de ensino.

Os encontros foram coordenados pela assistente técnico-pedagógica do Ensino Fundamental, Roseli do Nascimento e pelo coordenador municipal de Educação, Edinalvo Raimundo de Lima.

Segundo o coordenador municipal de Educação, Edinalvo Raimundo de Lima, as reuniões de análise dos resultados após as avaliações aplicadas fazem parte do plano de ação da Semec e das escolas, que tem como meta principal melhorar o desempenho do aluno para garantir o sucesso de sua trajetória escolar. “O foco dos planos de ações é que todos os alunos estejam aprendendo para melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deste ano da rede municipal de ensino”, explicou Lima.

Entre as atividades, de acordo com a assistente técnico-pedagógica do Ensino Fundamental, Roseli do Nascimento, no final do mês de maio, foram aplicadas nos segundos anos do Ensino Fundamental a “Provinha Brasil”, com objetivo de oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação para melhorar o nível de alfabetização dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. “A Provinha Brasil é um instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores municipais. O diagnóstico é um instrumento necessário na busca de estratégias para a melhoria do processo educacional”, disse ela.

Roseli acrescenta que no final de junho, foram aplicadas nos terceiros, quartos e quintos anos do Ensino Fundamental uma avaliação diagnóstica feita pela Semec nas áreas de Português e Matemática, tendo como objetivo o diagnóstico da aprendizagem dos estudantes e reflexão para o direcionamento e elaboração de metas e objetivos, que busquem o aprendizado dos alunos em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação municipal e nacional.

A assistente técnico-pedagógica do Ensino Fundamental ressalta ainda que é de extrema importância a aplicação destas avaliações, já que o objetivo é diagnosticar as dificuldades e limitações dos alunos, buscando posteriormente estratégias e recursos com a finalidade de atender as especificidades de cada escola.

Na pauta das reuniões, Roseli enfatizou a necessidade de se trabalhar com os descritores da Prova Brasil de forma contextualizada e problematizada, visando o sucesso da aprendizagem do aluno e, consequentemente, o resultado do Ideb.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Zélia Bonfim, o aluno está no centro das atenções da Gestão Pedagógica, que é um dos eixos de trabalho da Semec e das escolas. “O trabalho da equipe pedagógica da Semec em parceria com os gestores escolares e professores municipais em interpretar os resultados acadêmicos e discutir as melhores práticas de ensino, de acordo com as necessidades dos alunos é primordial para melhorar a qualidade do ensino e também do Ideb prestes a ocorrer este ano”, finalizou a chefe da pasta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS