Bataguassu | Da Redação/Com Assessoria | 13/08/2015 14h48

Prefeito de Bataguassu recebe equipamentos do Governo do Estado para operacionalizar abatedouro no município

Compartilhe:

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) recebeu no início deste mês por parte do Governo do Estado, a doação formal de equipamentos para operacionalizar um abatedouro no município. O ato de doação foi realizado no gabinete do secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, na capital do Estado.

Os equipamentos, adquiridos em 2006 através de emendas parlamentares e instalados em um prédio construído pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) – obra compensatória – em Bataguassu, desde então nunca haviam sido colocados em uso.Doados exclusivamente para utilização no fomento da atividade de agricultores familiares, os equipamentos receberão manutenção e deverão entrar em funcionamento nos próximos meses, podendo abater animais de grande, médio e pequeno porte, como bovinos, ovinos e caprinos.

Associado ao Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), o município, que é adepto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos (SISBI/SUASA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), possuindo seus serviços de inspeção municipal devidamente estruturados e validados, oferece ao agricultor familiar a possibilidade de comercializar o animal finalizado naquele abatedouro, em todo território nacional.

Com quatro assentamentos rurais de abrangência do município, Caravina acredita que a ativação desse abatedouro oferecerá aos agricultores familiares condições de diversificar as atividades de sua propriedade – que hoje em sua maioria se resumem a produção de leite – agregando valor ao seu produto, garantindo o escoamento, e assim melhorando sua renda e consequentemente a qualidade de vida. “Lutamos por anos para que isso fosse possível, e agora, com um olhar de um governo que reconhece a importância da produção, e principalmente do pequeno produtor do Estado, isso se tornará possível”, disse o prefeito.

O ato de assinatura do documento, bem como todo o encontro, foi acompanhado pelo secretário adjunto de Produção e Agricultura Familiar, Jerônimo Alves e dois dos advogados da pasta.

Na oportunidade, Caravina também conversou com secretário Lamas sobre a ativação da mini usina de processamento de leite, que deve começar a pasteurizar e empacotar o produto em meados de outubro.

Em parceria com a Cooperativa de Produção do Assentamento Santa Clara (Coopaclara), que será a gestora – o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a mini usina construída com recursos aprovados pelo Proinf/Codevale, atenderá além dos produtores do Santa Clara, as comunidades Aldeia I e II, processando inicialmente, pelo menos, 700 mil litros de leite por dia.

O prefeito explica que o município firmou compromisso com os gestores para absorver a produção e ofertar nas escolas e creches; e ainda entregar para famílias de baixa renda, através de um projeto que a Prefeitura desenvolveu, visando complementar a alimentação dessas pessoas.

Em recente encontro com produtores, onde foram definidas suas obrigações e de cada um dos parceiros, Caravina ressaltou a importância de que o Estado também fizesse parte deste trabalho, formalizando neste encontro o convite para parceria.Tanto no encontro que manteve com o secretário, e posteriormente no que manteve com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, Caravina recebeu resposta positiva e disse ter percebido grande disposição de ambos em auxiliar o município nos projetos que se relacionam ao atendimento dos agricultores familiares.

Para o secretário Fernando Lamas, as ações não precisam necessariamente ser grandiosas, mas precisam sim, ser constantes para que a população possa ser beneficiada com o trabalho governamental. “A doação do abatedouro, a ativação da usina, isso tudo vai gerar benefícios imediatos a toda população, e são ações merecedoras da parceria do Estado”, enfatizou ele.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS