Brasilândia | Da Redação/Com Assessoria | 07/08/2012 11h06

Saúde de Brasilândia realiza atividades na Semana do Aleitamento Materno

Compartilhe:

A Administração Municipal de Brasilândia, através da Secretaria Municipal de Saúde promove a Semana do Aleitamento Materno. O dia Mundial da Amamentação foi na última quarta-feira (01), quando o município realizou diversas atividades durante a semana nos ESF’s (Estratégia de Saúde Família) I e II e na UBS (Unidade Básica de Saúde), com orientações às pacientes.

O Leite materno é o alimento mais precioso e importante que uma mãe pode oferecer ao seu filho. O colostro, nome do leite que é produzido nos primeiros dias de amamentação, é repleto de nutrientes e elementos anti-infecciosos. Ele atua como uma vacina natural, que previne doenças respiratórias e tantos outros problemas de saúde no bebê.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam amamentados em exclusivo até os seis meses e depois, pelo menos até os dois anos, como complemento. Assim o bebê crescerá mais forte e saudável.

Não há regras específicas para uma melhor amamentação, mas relaxar, criar um ambiente tranqüilo e fazer com que o bebê se sinta confortável é um dos caminhos principais para que mãe e filho entrem em sintonia, permitindo assim que o bebê mame até se sentir satisfeito.

A mulher também é beneficiada neste período com a redução mais rápida do seu peso, e os riscos de diabetes e do câncer de mama diminuem. Também é nesse período que se criam os mais profundos laços de amor entre mãe e bebê.

O Prefeito de Brasilândia, Dr. Antônio de Pádua Thiago, que também é médico pediatra, enfatiza que aleitamento materno exclusivo é considerado indispensável nos primeiros seis meses de vida da criança, tanto para o desenvolvimento físico como emocional. “O leite materno supre todas as necessidades nutricionais do bebê. Até os seis meses de vida, os bebês não têm necessidade de nenhum outro alimento, nem sequer água ou chazinhos. O leite, sozinho, é suficiente para garantir uma nutrição perfeita”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS