Chapadão do Sul | Da Redação/Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 02/09/2015 16h04

Campanha de Vacinação contra a Raiva começa dia 19

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde, através do Canil Municipal, informa que no próximo dia 19 de setembro, no horário das 7 às 17 horas, é o dia D da VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA, onde os cães e gatos devem ser vacinados, por ser  uma  doença de saúde pública grave.

Serão mobilizados mais de 38 profissionais do setor do Canil, Vetores e Saúde, para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 80% dos cães de nossa cidade.

A RAIVA é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode ser transmitida para animais ( mamíferos ) e ao homem, é uma ZOONOSE. A transmissão se dá através do contato com animal infectado, principalmente pela mordedura e através da lambida em feridas abertas, arranhões e mucosa.  A saliva é o local onde o vírus tem sua maior concentração e pode estar presente até cinco dias antes de manifestar os sintomas. Na zona urbana os cães são os principais transmissores da doença.

Na área rural e na natureza um dos transmissores da Raiva é o morcego hematófago -  que se alimenta de sangue e animais silvestres.

Os principais sintomas da Raiva são: mudança de comportamento ( tenta fugir, atacar, uiva muito) , procura de lugares sem claridades, agressividade, aumento da salivação (baba ), perda de apetite, falta de coordenação motora e paralisia e morte.

Vale salientar, que alguns animais intoxicados com agrotóxicos ou estricnina, tem sintomas parecidos com o da Raiva.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS