Chapadão do Sul | Da Redação/Com Prefeitura Chapadão do Sul | 27/11/2015 11h15

Projetos buscam garantir qualidade da educação e prevenir a evasão escolar

Compartilhe:

Na tarde desta quinta-feira, 26 de novembro, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar, participaram das palestras e debate sobre a implantação dos projetos: Ministério Público pela Educação (MPEDUC); e PROCEVE – Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar.

Estavam presentes a Promotora de Justiça da Varada Infância e Juventude, Fernanda Proença Azambuja, O prefeito Municipal, Drº Felipe, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Campo Grande, Sérgio Fernando Harfouche e palestrante do dia o Procurador da República – MPF, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves a Vereadora Tânia Francine e a Secretária da Educação Vainer Estela Martins André.

As palestras foram divididas em dois períodos, vespertino, destinado aos professores da rede pública e matutino direcionado aos pais e responsáveis.

A Secretária da Educação Vainer Estela, abriu os trabalhos e agradeceu a presença de todos os profissionais presentes e disse que era um momento de muita importância para os profissionais da educação, pais e alunos de Chapadão do Sul.

A Promotora Fernanda Azambuja também agradeceu a presença de todos e reforçou a importância dos projetos no resgate da autonomia da escola junto aos professores. E que o projeto também acompanha as famílias para ter com elas uma abertura, no sentido de serem parceiras nas ações propostas para melhorar a qualidade no ensino.

A Promotora destacou ainda, a vinda dos convidados e disse que se sentia honrada em tê-los como parceiros de um projeto tão benéfico e fez questão de agradecer a Secretária da Educação, Vainer Estela e a Secretária de Assistência Social Drª Jeane Gleice Camargo pelo apoio e parceria.

No período da noite os pais e responsáveis atenderam a convocação do Ministério Público e compareceram em massa para assistir e participar dos debates.

Compuseram a mesa de autoridades A Promotora de Justiça de Chapadão do Sul, Fernanda Proença Azambuja, O Prefeito Municipal, Luiz Felipe Barreto de Magalhães, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Campo Grande, Sérgio Fernando Harfouche, Procurador da República – MPF, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, a Vereadora Tânia Frâncine.

Iniciou o ciclo de palestra o Procurador da República, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, que mostrou em gráficos e números os déficits de vagas e em paralelo o número de evasões.

O procurador elogiou o trabalho que a prefeitura desenvolve em Chapadão do Sul na área educacional e parabenizou o Prefeito Drº Felipe por ter erradicado a falta de vagas nas creches e pré-escolas.

O promotor e palestrante Sergio Fernando Harfouche, iniciou sua palestras interagindo com o público e disse estar feliz por saber que todos estavam ali de “bom grado”, oque deixou o ambiente mais descontraído.

Depois entrou em assuntos que realmente interessava a todos e com muita habilidade tocou em assuntos que realmente chamou a atenção.

Entre os de destaques da palestra, Sergio Harfouche, Lembrou ainda que as famílias estão invertendo o papel e transferindo para a escola e poder público o papel de criar e educar.

Em um dos casos que ele disse ter presenciado, foi quando uma mãe em Campo Grande deixava o seu filho o dia todo aos cuidados da creche e durante a noite costumava deixar sua filha sozinha em casa. Intimada pela justiça ela disse que o poder público deveria criar creche noturna também.

Exemplo claro que os pais sabem fazer, mas não querem cuidar, e na visão do Promotor, se não reúne condições de cuidar, não pode fazer.

A rebeldia nas escolas, para Harfouche, é o resultado de uma educação fraca em casa, a escola não é para ensinar deveres e valores, estes, são de responsabilidades única e exclusivamente dos pais e responsáveis. A escola é um complemento na formação como cidadão, mas a essência de valores vem de casa.

Colocou em ata, que os pais a partir da implantação dos projetos, serão cobrados e não mais receberão convites para as reuniões escolares, mais sim convocações. “olha eu vejo que vocês gostam de convocações quanta gente veio hoje aqui”, falou Harfouche.

O promotor agradeceu ainda a receptividade e parabenizou os trabalhos da Promotora, Fernanda Proença Azambuja e do Prefeito Drº Felipe pelo excelente trabalho que vem realizando na área da educação.

A promotora Fernanda Azambuja em suas considerações finais agradeceu dos pais e responsáveis e disse que todos devem ficar atentos que os projetos estarão em execução no próximo ano e que a cobrança será contundente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS