Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 29/08/2014 15h39

Saúde promove capacitação e entrega novas bolsas para agentes comunitárias

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Agentes comunitárias de saúde de Chapadão do Sul participaram essa semana de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de preparar cada vez mais as ACS para o desempenho de um trabalho voltado para atender aos anseios da população.

O introdutório de ACS começou na segunda-feira e encerrou-se nesta sexta com a participação de 44 agentes comunitárias. Aconteceu em espaço na Fachasul e foi ministrado por profissionais da própria Secretaria de Saúde, com a colaboração da Secretaria de Assistências Social.

Assuntos do dia-a-dia das agentes e que são de fundamental importância para o bom desempenho profissional foram abordados durante a capacitação. Entre eles: prevenção à doenças, princípios e diretrizes do SUS, Politicas Publicas de Saúde no Brasil, visita domiciliar, questões éticas da profissão, territorialização- planejamento local e a importância de conhecer o território no qual vai trabalhar, trabalho em equipe, sigilo de informações, sistema de informação -E-SUS, competência dos Profissionais do ESF, e outros.

O encerramento da capacitação contou com a presença da Secretária de Saúde, Rosimary Barros e da Coordenadora da Atenção Básica, Gilmara Dacampo, que fizeram a entrega de novas bolsas para as agentes comunitárias de saúde. As bolsas são na cor amarela e serão utilizadas pelas ACS durante o trabalho de visita as residências.

Para Gilmara Dacampo o introdutório foi importante para que informações fundamentais fossem repassadas as agentes, pois segundo ela, a maioria está iniciando agora o trabalho. “O resultado da capacitação foi bastante positivo, avaliou a Coordenadora da Atenção Básica.

A Secretária Rosimary Barros afirmou que o curso foi bastante aceito pelas agentes e obteve os resultados esperados, capacitando ainda mais as profissionais para a atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde das famílias.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS