Chapadão do Sul | Com Jovem Sul News | 18/10/2011 09h28

Vereadores visitam empresas em Mato Grosso

Compartilhe:

Estiveram em Campo Novo do Parecis (MT) os vereadores Abel Lemes, Elso Bandeira e a vereadora Nilzete Pereira, acompanhados por Adão Marino Marchi, assessor do presidente da Câmara Maiquel De Gasperi, onde realizaram algumas visitas a empresas e empresários daquele município, que foi fundado na mesma época que Chapadão do Sul e que possui as mesmas características de atividades do agronegócio.

O principal motivo dessa viagem foi para conhecer a indústria da YOKI Alimentos, empresa essa que já fora contatada anteriormente, prevendo-se a possibilidade de ser implantada em Chapadão do Sul uma unidade de processamento de alimentos, derivados do amendoim, pipoca, milho- canjica e amido da mandioca.

Foi a comitiva recebida pelo sr. Remi Moura Machado, gerente industrial, acompanhado pelo engenheiro agrônomo Gustavo de Carvalho Teixeira, além de Débora Nakamura Teves, supervisora administrativa da unidade local.

Gustavo de Carvalho mencionou que já conhece um pouco da logística de Chapadão do Sul, em uma ocasião quando aqui fora feito um experimento de plantio do amendoim.

Argumentou que existem pequenas diferenças entre as duas regiões. Para ser implantada uma fábrica igual à YOKI, deverá ser formada uma associação para se ter a garantia de produção para abastecer a indústria.

Recomenda o sr. Remi um estudo profundo e detalhado sobre os produtos que poderão ser cultivados para abastecer a indústria. O recomendado seriam os produtos com ciclo no período do inverno, deixando transparecer o interesse para trazer uma empresa desse porte para Chapadão do Sul.

A supervisora administrativa da YOKI Débora Nakamura mencionou os produtos de fabricação da empresa, salientando que a mesma absorve 80% da mão de obra com emprego para a classe feminina, nos três turnos de trabalho.

Outra empresa visitada foi a Parecis Alimentos S.A, onde em reunião com Carlos Eduardo Momesso, gerente comercial, os vereadores conheceram a história da implantação dessa empresa, que hoje conta com 114 sócios.

Carlos Eduardo relatou as dificuldades na montagem dos equipamentos industriais e o atraso no início das atividades. A empresa processa o girassol, para a extração do óleo dessa planta, onde 42 plantadores garantem o estoque para essa industrialização.

Segundo o gerente comercial, no ano de 2012 a empresa deverá abrir a negociação para terceiros (produtores não associados), prevendo assim uma produção de 18 mil ton/ano de grãos do girassol, o que torna atrativo o cultivo dessa planta, em vista do custo de produção girar em 65%.

Carlos Eduardo orientou os visitantes para fomentar a constituição de Cooperativas de produção do girassol e outras culturas de entressafra em Chapadão do Sul, pois a implantação da indústria de extração de óleo não tem custo muito elevado, podendo ser aproveitada para a extração desse insumo de outras plantas, inclusive para biodiesel.
Na quinta-feira, dia 06 de outubro, os vereadores fizeram uma breve visita à AGRÍCOLA FERRARI, que está em fase de construção da sua unidade em Campo Novo do Parecis, uma indústria que também processa o girassol e a canola.
Foram os vereadores recebidos pelo sr. Elso R. de Carvalho, gerente de recebimento e logística, que detalhou os trabalhos e empreendimentos da empresa. Mostrou a metodologia para a sua implantação em área adquirida com incentivos municipais. 
Revelou processos de recebimento e processamento dos produtos, bem como o rendimento por ha plantado dos produtos canola e girassol.
Na mesma ocasião, fez-se presente o sr. Marciano Craco, encarregado da Unidade da Alimentos Selena, em construção ao lado da fábrica da Agrícola Ferrari. Ambas possuem intercâmbio comercial e logístico.
Em momento seguinte, visitaram os vereadores o sr. Antônio de La Bandeira, coordenador geral do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, ele que foi o mentor e arquiteto do grande plano agroindustrial do município, tendo êxito no propósito de levar para lá mais indústrias em vários setores do agronegócio.
De La Bandeira é amigo pessoal do sr. Fernandes dos Santos, diretor proprietário da Jovem Sul News. Tem por lema “inovar para crescer” e expandir os negócios em cidades com alta produtividade de cereais.
A comitiva de Chapadão do Sul esteve também reunida na Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis-MT, onde tratou de conhecer a Lei Orgânica e o modelo da lei que proíbe o trafego de aeronaves agrícolas sobre o perímetro urbano, além de outras informações pertinentes ao legislativo. 
Estiveram presentes na reunião os vereadores daquela cidade: Dila (Edlamá Batista Marques), presidenta da Câmara, Quino (Adilson Roque Teixeira), Clóvis Antonio De Paula e Dionar Mendes da Conceição.
Em conversa informal o vereador Clóvis mencionou que o projeto de irrigação dos assentamentos do INCRA está bem mais avançado do que o de Chapadão do Sul. Ele foi um dos precursores dos assentamentos na região dos Parecis e tem se destacado no incansável trabalho de buscar recursos para a viabilização dos assentamentos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS