Chuvas | Com Portal do MS | 25/03/2022 10h28

Mato Grosso do Sul está sob alerta de temporais

Compartilhe:

A passagem de uma frente fria espalha nuvens carregadas que provocam ventos fortes e muita chuva para diversas regiões de Mato Grosso do Sul.

Na manhã desta sexta-feira (25) a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disparou SMS para todos números cadastrados no 40199, alertando para chuvas intensas pontuais e orientando para em caso de rajadas de vento, risco de queda de árvores e descargas elétricas, que a população evite áreas alagadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, municípios localizados especialmente nas regiões pantaneira, leste, centro-norte e sudoeste do Estado estão sob alerta laranja, que é quando existe risco de chuvas entre 50/100 mm/dia e ventos com intensidade entre 60-100 km/h.

A tendência apontada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) é que as instabilidades permaneçam até amanhã (26) no Estado, provocando chuvas de intensidade moderada a localmente forte, e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado.

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS