Clima | Da Redação/Com JPNews | 20/09/2015 18h43

Meteorologista faz alerta de primavera quente em Três Lagoas

Compartilhe:
Meteorologista da Estação meteorológica Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão Filho. (Foto: Reprodução/Internet) Meteorologista da Estação meteorológica Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão Filho. (Foto: Reprodução/Internet)

O meteorologista da Estação meteorológica Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão Filho, alerta a população de Três Lagoas e dos demais municípios do Mato Grosso do Sul para se prepararem para uma primavera com altas temperaturas, causadas pelo fenômeno El Niño.

De acordo com Natálio, no Estado, a estimativa é que a temperatura supere os 40 graus. “As mínimas devem ficar até dois graus acima da média e as máximas, entre três e cinco graus a mais. No trimestre outubro, novembro e dezembro, as temperaturas aumentam intensamente no Centro-Oeste. Outubro deve ser o mês mais quente. Seus valores absolutos devem ultrapassar várias vezes os 35 graus, podendo chegar a mais de 41 graus”, disse o meteorologista.

Nas regiões Norte e Nordeste do MS, as chuvas previstas devem ocorrer abaixo da média. No extremo Sul do Estado, deve ter chuva dentro da faixa normal, diferente das regiões de Campo Grande, Dourados, Rio Brilhante, Ivinhema, Angélica, Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Iguatemi e Naviraí, onde podem ocorrer enchentes, inundações e transbordamentos nas bacias dessas regiões.

A região Leste, entre Água Clara e Três Lagoas, há probabilidade de 45% de ocorrer chuva dentro da média e 20% de chance de ficar ligeiramente acima da média.

De acordo com Natálio, a primavera proporciona a entrada dos raios de sol mais verticais no Hemisfério Sul. “Os grandes centros de análise alertam que, neste ano, a camada de ozônio poderá ser afetada pela interferência de reações químicas produzidas pelo aumento no número de queimadas, diminuindo a sua espessura. Em dias de céu claro ou com poucas nuvens, os raios U.V. terão aumento gradativo, podendo chegar aos valores máximos várias vezes, em muitos dias. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com a exposição ao sol, entre 10h e 15h, que pode gerar danos irreversíveis. O uso de protetor solar é fundamental”, orienta o meteorologista.

Ele lembra que outubro é o mês em que ocorre a mudança no fuso-horário nacional, proporcionando agravamento nos casos de exposição excessiva ao sol forte.

Há quem já faça planos para se proteger. A auxiliar de contabilidade, Adriana Reis, afirma que pretende usar muito o ar-condicionado e no fim da tarde fazer passeios na orla da Lagoa Maior. “Nada melhor que tomar um refrigerante gelado com limão e gelo e comendo um peixinho na beira da Lagoa”, citou Adriana.

Já a auxiliar de lavanderia, Angela de Jesus Braz Prado, 37 anos, preza pela hidratação do corpo com muita água. “Com certeza vou evitar andar sob o sol quente. Quando for limpar a casa, será à noite e sempre usar roupas leves”, avaliou Angela.

A primavera se inicia à 4h20 do dia 23 de setembro. A estação termina à 0h48 de 22 de dezembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS