Costa Rica | Com Prefeitura de Costa Rica | 27/12/2021 10h23

Costa Rica fica em alerta com a proliferação do Aedes aegypti

Compartilhe:

O período chuvoso traz o alerta da proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os cuidados devem estar voltados para o combate aos criadouros do mosquito em todos os ambientes de convivência, em casa, espaços públicos, no trabalho. Conscientes da importância da prevenção, os 16 Agentes de Controle de Vetores do Município de Costa Rica estão orientando à população em ações educativas sobre a importância de não deixar água parada, eliminando possíveis criadouros.

As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e seus sintomas, possíveis sequelas e ciclo de vida do mosquito são temas abordados nas visitas domiciliares. Ainda na oportunidade, os moradores recebem materiais educativos e podem visualizar amostras de ovos, larvas e pupas do mosquito adulto.

O coordenador de endemias e controle de vetores, Geandro Almeida dos Santos, reforça a importância da prevenção na rotina de todos. “Não podemos esquecer desse mosquito. Dez minutos por semana é o tempo que precisamos para vistoriar o quintal. A atitude é o que precisamos para conseguir eliminar os criadouros e salvar vidas”, justifica.

“A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Muitas vezes, os criadouros estão em lixo descartado irregularmente, como pneus, plásticos, tampinhas de garrafas e outros materiais que podem acumular água. Atitudes simples, como descartar corretamente o lixo doméstico, fazem toda a diferença”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS