Costa Rica | Perfil News | 22/09/2011 14h59

Depois de Ponta Porã, Costa Rica recebeu autoridades para debater Crack

Compartilhe:
O deputado Eduardo Rocha, discursa em Costa Rica, durante séries de audiências que já foram realizadas em quatro municípios do Estado O deputado Eduardo Rocha, discursa em Costa Rica, durante séries de audiências que já foram realizadas em quatro municípios do Estado (Foto: Perfil News)

A audiência pública “Enfrentamento e Combate ao Crack” realizada esta semana no município de Costa Rica reuniu mais de 400 pessoas no Centro de Convivência do Idoso Conviver. A audiência proposta e coordenada pelo deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) movimentou a cidade e contou com a presença do deputado federal Edson Giroto e do promotor da Infância e Juventude de Campo Grande, Sérgio Fernando Harfouche, prefeito de Chapadão do Sul e presidente da Assomasul, Jocelito Krug, além de autoridades locais.

AGENDA - Esta foi a quinta audiência realizada sobre o tema que tem como objetivo reunir subsídios e adotar estratégias para combater o que já pode ser considerado o “Mal do Século”. Também já foram realizadas audiências em Campo Grande, Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Ponta Porã. Em outubro serão realizadas nas cidades de Brasilândia e Bataguassu e em novembro, em Dourados.

Dentre as propostas apresentadas na audiência de Costa Rica, uma das mais aplaudidas foi a defendida pelo deputado Eduardo Rocha sobre a implantação de uma unidade regional da Policia Militar na cidade. Para o deputado é necessário aliar o trabalho de prevenção que já vem sendo realizado pelo Programa de Resistência às Drogas e à Violência-Proerd, junto com a repressão e o combate ao tráfico. O vereador Lucas Lázaro Gerolomo (PSB), um dos organizadores do evento, elogiou a iniciativa e disse que o evento marca a posição de Costa Rica no enfrentamento ás drogas.

OBSERVATÓRIO DO CRACK - O presidente da Câmara, vereador Lourenço Filisbino de Paula (PMDB), que fez parte da mesa, destacou a importância de oferecer oportunidades e tratamentos aos usuários de drogas. O prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, informou que a Assomassul está realizando um programa, denominado “Observatório do Crack”, que está levantando junto aos municípios do Estado, dados sobre o uso do crack, para serem disponibilizados para as instituições que combatem o vício.

Já o promotor Sérgio Harfouche que fez uma palestra sobre as lei que regem o combate ao tráfico, cobrou dos prefeitos de Chapadão do Sul (Jocelito Krug) e de Figueirão (Getúlio Barbosa) o compromisso de implantar nas duas cidades os Conselhos Municipais de Combate as Drogas. Para o promotor é necessário rever a Constituição Federal a respeito do tratamento de usuários e a pena aos traficantes de drogas, que segundo ele, são fundamentais para o combate as drogas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS