Costa Rica | Da Redação/Com Assessoria | 24/04/2012 12h10

Equipe da Saúde participa de capacitação em Hanseníase

Compartilhe:
Adriana Carrijo, Marli Marques, Dr.Jaison Barreto, prefeito Jesus Baird, Eunice Atsuko, Enfermeira Marta e Roberta Rodrigues. Adriana Carrijo, Marli Marques, Dr.Jaison Barreto, prefeito Jesus Baird, Eunice Atsuko, Enfermeira Marta e Roberta Rodrigues. (Foto: Antonio)

Em parceria da Secretaria Estadual de Saúde do estado do Mato Grosso do Sul e Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica capacitam a equipe de funcionários da área da saúde, em avaliar, detectar e diagnosticar casos de hanseníase, nas instituições de saúde pública e particular.

Foram convidados para participar desta capacitação, profissionais de Costa Rica, Paraíso das Águas, Alcinópolis, Figueirão e Chapadão do Sul, que trabalham em hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios de análise clínica e consultórios médicos, odontológicos, psicológicos, terapêuticos ocupacionais e fisioterapêuticos.

A capacitação acontece nos dias 23 e 24 de abril, e na abertura dos trabalhos na tarde do dia 23, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Costa Rica, estiveram presentes: o Prefeito Municipal Jesus Baird, a Secretária Municipal de Saúde Adriana Carrijo, Roberta Rodrigues – Enfermeira Coordenadora do Programa em Costa Rica, Dr. Jaison Antônio Barreto – médico dermatologista do Instituto Lauro de Souza Lima da cidade de Bauru/SP, Marli Marques – Coordenadora do Programa no Estado, Eunice Atsuko Cunha – farmacêutica e Marta - enfermeira sanitarista e todos os profissionais convidados para a realização do evento.

“Essa capacitação é de suma importância pela busca da melhoria da qualificação profissional com comprometimento na saúde”, disse o Prefeito Baird em sua fala de abertura do evento.

Costa Rica foi escolhida para sediar esta capacitação regional devido os altos casos da doença registrado neste município em 2011, 10 casos sendo que em 2010 foram apenas 2.

O Programa de Controle de Hanseníase no nosso estado só é viável com a parceira da DAHW- Associação Alemã de assistência aos Hansenianos e Tuberculosos, Prefeituras Municipais, ILSL – Instituto Lauro de Souza Lima e SES – Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

A Hanseníase é uma doença mundialmente conhecida como lepra, altamente infectocontagiosa e quando detectada corretamente o seu índice de controle só é possível com total obediência ao tratamento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS