Costa Rica | Da redação/com Assessoria | 26/08/2013 13h30

Oficina de Mandalas é oferecida para pacientes e profissionais do CAPS

Compartilhe:

Costa Rica (MS) - A Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde proporcionaram no período de 19 a 23 de agosto, uma oficina de construção de Mandalas para pacientes e profissionais do CAPS – Centro     de Atenção Psicossocial.

Ministrado pelo artesão Carlos Rabelo, a oficina teve como objetivo sensibilizar os pacientes e colaborar no tratamento. Os profissionais do CAPS participaram da oficina no intuito de apreender e poder repassar tal conhecimento aos pacientes que não puderam participar desse importante ação.

A coordenadora do CAPS Ana Paula Garcia Lopes relata que os místicos do Oriente vêm usando há séculos as mandalas destinadas a aumentar a concentração, tornando a mente humana mais calma. A mandala é uma palavra de origem sânscrita que significa: centro, circunferência.

Ana Paula acrescenta ainda que para o famoso psicanalista Jung, as mandalas simbolizam um refúgio seguro de reconciliação com a unidade, um encontro indispensável no processo de evolução pessoal e de experiência espiritual. Essa visão jungiana é a que nos interessa como prática a fim de experimentar o equilíbrio da unidade, uma vez que nossa sociedade tem manifestado comportamentos desequilibrados, fruto das atitudes extremas, da polarização em que vivemos. A prática da mandala torna-se, pois, uma atividade bela e atraente em razão dos benefícios que produz.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS