Costa Rica | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Costa Rica | 20/02/2013 12h50

Prefeito aumenta em 212 o número de vagas em creches

Compartilhe:

Com um novo olhar de homem público, com administração responsável, o prefeito de Costa Rica (MS), Waldeli dos Santos Rosa junto com a secretária Municipal de Educação, professora Mestre - Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral conseguiram aumentar em 212 o número de vagas disponíveis para as crianças das creches e pré-escola do Município.

Waldeli conseguiu, mesmo sem construir uma nova creche, apenas fazendo algumas adaptações, aumentar significativamente o número de vagas nos centros de educação infantil. “Nosso governo trabalha com o objetivo de garantir o direito das nossas crianças. Minha meta é suprir o número de vagas e assim oferecer maior tranquilidade aos pais que trabalham fora”, ressaltou o prefeito que fez questão de enfatizar que a criação da Central de Vagas solicitada através da Indicação 027/13 feita pela vice-presidente da Câmara de Costa Rica, vereadora Áurea, foi a melhor opção para todos.

O prefeito destacou ainda que com a Central de Vagas as crianças são chamadas e encaminhadas de acordo com a lista de espera. “Agora temos um sistema que é respeitado, onde existe uma lista e as crianças são atendidas pela ordem do cadastro, sem apadrinhar nem um, nem outro, os pais têm acesso a essa lista, assim damos transparência ao trabalho, e ainda, conseguimos monitorar a demanda”.

A secretária Manuelina informou à nossa reportagem que desde que iniciou o cadastro na Central de Vagas foi possível atender melhor a demanda. “Conseguimos atender a demanda de crianças de 2 a 5 anos, foram ofertadas o número de vagas conforme demanda existente, sendo que ainda há disponibilidade de vagas. Nossa meta agora é ampliar o espaço físico para conseguir atender a demanda de criança na creche I, de 0 a 2 anos, sendo que nessa etapa estão cadastrados até a presente data, na lista de espera, 37 crianças”, esclareceu.

De acordo com dados disponibilizados pelo CENSO 2012, Costa Rica tinha 471 crianças de 0 a 3 anos matriculadas nas creches. Já na pré-escola, ou seja, de 4 a 5 anos eram 460. Sob a nova gestão essas matrículas aumentaram e passam a totalizar 1.028 (pré-escola e creche), lembrando que ainda há disponíveis 60 vagas para as crianças de 2 a 5 anos.

“Com o cadastro único o governo municipal mostra a transparência dos seus atos, e ainda, deixa as famílias informadas quanto às vagas que estão disponíveis”, enfatizou a subsecretária de Educação, Dulcineia Rosa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS