Costa Rica | Da Redação/Com Assessoria | 03/05/2012 12h42

Programa de Educação e Segurança no Trânsito

Compartilhe:

Aconteceu na manhã do dia 03 de maio de 2012, na sala de informática da Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Morais, dando seguimento a “Campanha Pedestre, eu cuido”, iniciada em nosso município em fevereiro deste ano, uma capacitação com a presença dos coordenadores pedagógicos das escolas municipais, estaduais e particulares, policias militares, civis e ambientais, DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito, DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito, CFC – Centro de Formação de Condutores e Ministério Público, ministrada pela presidente do CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito – Regina Maria Duarte.

Segundo o coordenador pedagógico da rede municipal de ensino, responsável em acompanhar nas escolas, projetos educacionais com o tema trânsito, Luiz Carlos, “é de suma importância a parceria das escolas com a temática do trânsito. Costa Rica é considerada uma cidade empreendedora no que se refere à conscientização ao respeito no trânsito”.

De acordo com a fala da diretora do DEMUTRAN em nosso município, Rosângela Aparecida Rosa, “a sinalização de trânsito em nosso município é uma referência estadual, e esse cuidado é fruto de uma Administração Municipal que se preocupa com o respeito e a prática da cidadania no trânsito”.

“O trânsito em nossas escolas municipais é um componente curricular e o patrulhamento da polícia militar nas portas de nossas escolas nos horários de maior fluxo é uma realidade que preza pela segurança da nossa comunidade e das nossas crianças”, disse Marilete Gazoni – Secretária Municipal de Educação.

“Em Costa Rica, no período dos últimos três anos, mudanças positivas e ressaltantes quando à sinalização e respeito ao trânsito é fruto da integração da sociedade costa-riquense com os órgãos responsáveis pela fiscalização do cumprimento das regras em respeito ao trânsito. Infelizmente o Brasil está em 3º lugar dos países com maior índice de acidente e os pedestres correspondem a 25% das mortes neste tipo de acidente. É de suma importância a realização de uma campanha que visa à segurança do pedestre que tenha como metas o compromisso, a sensibilização e a conscientização das regras de segurança do trânsito em geral”, ressaltou Regina Duarte em sua fala.

Iniciado na noite de ontem, em nosso município, um círculo de palestras acontecerá enfatizando a campanha “Pedestre, eu cuido”, ministrada pela equipe de profissionais do CETRAN, que acontecerá na FECRA, escolas municipais, estaduais e particulares, conscientizando a comunidade costa-riquense num geral de todas as medidas que devemos tomar no que refere a segurança tanto do motorista quanto do pedestre, para evitarmos assim futuros acidentes e preservando a integridade física de todos, baseada numa conduta cidadã e consciente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS