Costa Rica | Hora da Notícia | 05/12/2011 12h16

Projeto permitiu que mais de 150 homens fossem submetidos a exames de próstata

Compartilhe:

Cerca de 150 homens foram incluídos em um projeto de saúde pública elaborado pela técnica em saúde, Selma Cristina Nunes Serantes. Os homens acima de 40 anos foram atendidos em consulta pelo médico urologista, Adriano Machado Rocha, no último dia 19 de novembro. Todos passaram por avaliação clínica e ainda foi solicitado exames de sangue para avaliação da próstata.

No último dia 02 essas pessoas voltaram à Unidade Básica de Saúde para receber o resultado dos exames, os que apresentaram alteração foram submetidos a exame de toque e farão biópsia para tratamento de um possível câncer de próstata.

De acordo com Selma o exame ainda é um tabu para muitos homens, “além das consultas os homens estão tendo a oportunidade de tirar dúvidas sobre a doença, desmistificar os mitos formados a respeito da patologia”, disse. 

O Prefeito Jesus Queiroz Baird foi à unidade saúde no dia 19 quando foi lançada a campanha e aproveitou para cumprimentar a autora da iniciativa, conversou com as pessoas que estavam se submetendo a consultas e falou da importância de estarem realizando o exame.

Selma informou que o prefeito autorizou o suporte financeiro de R$ 20.000, que permitiu a confecção de camisetas e o pagamento dos exames de PSA que foram para fora do estado e cada um teve um custo de R$ 40,00.

Baird ainda autorizou que fosse servido um café da amanhã para as pessoas na Unidade de Saúde. 

O projeto elaborado por Selma antes de chegar ao prefeito passou pelo Secretário de Saúde do Município, Jovenaldo Francisco dos Santos, que aprovou a idéia e apresentou ao chefe do executivo. O secretário informou que o prefeito vêem investindo na saúde para que a população tenha vida com qualidade, ele ainda afirmou que o câncer tem 99% chances de cura se tratado no início. 

“Chegou à vez dos governantes cuidarem de nós, já demos nossa contribuição trabalhando muito, agora fizemos por merecer, sem saúde não somos nada”, disse ao Hora da Notícia o tratorista Francisco José da Silva, 53 anos. 

“Acho importante cuidar da minha saúde, ela está em primeiro lugar, o prefeito está dando chance para aqueles que precisam como eu”, disse Reginaldo Alfredo de Araujo, 46 anos que trabalha como vaqueiro em uma fazenda no município.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS