Prefeito André Alves assiste a ensaios do grupo.  "Prazer estou aqui" deve estrear peça adaptada de Romeu e Julieta em Abril  

"/>
Cultura e Lazer | Roberto Abib | 16/01/2012 11h07

Ensaios de teatro e dança é opção aos jovens no período de férias

Compartilhe:

O Prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB), acompanhou na tarde deste sábado, 14 de janeiro, no Centro Cultural e Pedagógico Profº Agrício José Tolentino, os ensaios do grupo de teatro “Prazer Estou Aqui”. O grupo é composto por 18 jovens e existe há 12 anos no município.

A peça “Preconceito não tem cor, tem sequelas” deve ser estreada no mês de Abril. Ela faz uma referência à clássica obra de William Shakespeare, Romeu e Julieta. Na peça adaptada pelo Grupo, jovens de raça, famílias distintas e em confronto se apaixonam. A história é contada por meio de coreografias de Hip-Hop.

Segundo a coordenadora do Grupo Prazer Estou Aqui, Maria Veridiana Vieira, os ensaios acontecem todos os sábados das 14 às 18 horas no Centro Cultural. “O teatro e a dança são meios dos jovens ocuparem seu tempo ocioso, melhorando a dicção, a leitura e o convívio social. E tem sido uma opção nesse período de férias aqui no município”, comenta Veridiana, que convida os jovens do município a assistirem aos ensaios.

“Antes eu ficava em casa sem fazer nada aos finais de semana e os ensaios do grupo tem sido uma opção. Além de poder desenvolver o meu trabalho”, conta o jovem coreógrafo Pedro Henrique, 21 anos.

Daniela Rosa, 15 anos, e Priscila Grubert, 17 anos, estão no grupo há 3 anos e dizem que o teatro e a dança contribuíram para enfrentarem a timidez, deixando-as mais comunicativas. “Quando eu entrei aqui eu não conversava com ninguém. Tinha medo do público e nunca pensei em me apresentar para ele; com o tempo fui aprendendo a me comunicar e mostrar minha atuação para a platéia. Fiquei mais solta”, conta Priscila Grubert.

Priscila diz que o momento mais emocionante com o Grupo foi ser aplaudida de pé pelo público ao final da apresentação da peça “Gritos do Silêncio”, uma peça que discute o uso de drogas e DST’s“. Ao receber essa gentileza do público percebi o quanto é importante discutirmos no teatro essas temáticas”, relembra a jovem.

O prefeito Municipal, André Alves Ferreira, parabenizou a coordenadora e os jovens integrantes do grupo pela iniciativa em oferecer arte aos adolescente do município. “Nessa fase da vida, o lema dos jovens é experimentar, então, projetos como esse fazem experimentar ao que lhes trazem desenvolvimento cultural e intelectual”, ressalta o prefeito.

 

A coordenadora do Grupo

 Faz 15 anos que Maria Veridiana Vieira chegou ao município de Aparecida do Taboado. Nos primeiros anos teve problemas sérios de saúde, e para que sua filha não deixasse de estudar para zelar a mãe, Veridiana começou a frequentar à Escola São Jerônimo com a filha. “Com o tempo, comecei a me interagir com os professores e ajudá-los em atividades de leitura e alfabetização”.

Tornando-se uma Amiga da Escola, Veridiana passou a desenvolver um projeto de teatro com os alunos. “E a medida que me envolvia com o teatro, eu passava a tomar menos remédios e me sentia mais disposta”.  Com doze anos de existência, o projeto de teatro “Prazer Estou Aqui” possui peças teatrais que discutem temas como drogas e preconceito, que já envolveu mais de 300 jovens do município.

Outra temática que Veridiana traz ao palco é sobre o alcoolismo. “Eu tive pais alcoólatras e isso me trouxe muitos transtornos, o que me faz levar isso ao palco junto à meninada”. O projeto “Prazer Estou Aqui” já montou nove peças, sendo uma delas, O Grito do Silêncio, que ficou oito anos se apresentando em municípios da região.

Maria Veridiana Vieira Nasceu em Garujá – SP, foi criada em Santos – SP, e tem 54 anos.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS