Cultura e Lazer | Roberto Abib | 28/05/2012 11h19

Piadas tradicionais contagiam os aparecidenses na Praça do Santuário

Compartilhe:
Prefeito André Alves prestigiou a peça teatral permeada por elementos clownescos Prefeito André Alves prestigiou a peça teatral permeada por elementos clownescos (Foto: Gilberto F. Cruz)

El Magnífico Duelo é uma história permeada de piadas massificadas pela grande mídia e nos grandes circos tradicionais, cujo enredo discorre sobre um falido apresentador
de circo que encontra em duas garis da cidade a oportunidade de alavancar o circo.   

Essa história foi contada na noite do último sábado, 26 de maio, na Praça do Santuário Diocesano. A peça faz parte do Circuito Sul-mato-grossense de teatro desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado por meio da Diretoria de Cultura.   

Baldes de D’água entre os atores e a simulação de uma morte com uma flor sobre o corpo são alguns dos elementos clownescos (palhaçarias) apresentados na Peça.  “A gente trabalha especificamente com a linguagem do palhaço. E usamos gags (piadas) tradicionais de palhaço”, explica a atriz Renata Cáceres, ressaltando que os atores exploram a debilidade do próprio corpo. “Nós exploramos e ridicularizamos nossas características que não correspondem ao padrão de beleza e que se tornam engraçadas”, pontua.

Para a atriz Drielly Alves, há gags que existem desde a antiguidade e que ainda são
utilizadas nos grandes espetáculos. “Os atores se utilizam dessas piadas adaptando-as na peça que estão encenando”, completa a atriz. A peça é um teatro de rua, que de acordo com Drielly, abre várias possibilidades de improvisação e interação com a plateia.  

El Magnífico Duelo é uma peça desenvolvida pelo grupo Desnudos Del Nombre,  um jovem grupo campo-grandense, formado por estudantes de Artes Visuais e Cênicas que participa ativamente da Setorial de Teatro de Campo Grande.

O grupo vem se aprimorando através de oficinas em festivais e Mostras, como: FESTCAMP, II e III PANTALHAÇOS, FESTIVAL BOCA DE CENA e BIENAL DE TEATRO CENA DO MATO; tendo como mestres: João Lima (BA), Naomi Silman (SP), Pepe Nuñes (Espanha) Luiz Carlos Vasconcelos (PB), Doutores da Alegria (RJ) e Breno Moroni (RJ). No elenco: Renata Cáceres, Drielly Alves, Geraldo Saldanha Espíndola e Rodrigo Leite.

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS