Economia | Roberto Abib | 10/05/2012 09h43

Prefeito André participa de abertura do Programa Mais Floresta

Compartilhe:

O prefeito municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB) participou da solenidade de abertura do programa Mais Floresta na manhã desta quarta-feira, 9 de maio, na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil). O programa tem o objetivo de estimular a implantação de áreas florestais nos municípios com forte atividade industrial.

O Programa Mais Floresta é um projeto idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e sindicatos rurais do Estado. O projeto tem a finalidade de mostrar aos produtores, as vantagens econômicas do cultivo de eucalipto e seringueira, possibilitando ao trabalhador rural uma diversificação de sua renda, além de estimular o corpo técnico a elaborar projetos de investimentos na área florestal.

No uso da palavra o prefeito André Alves enfatizou as ações do município no que concerne ao reflorestamento. “Há poucos meses, demos início à doação de mudas de árvores exóticas e silvestres aos pequenos produtores da região. São 6 mil mudas plantadas na Escola Agrícola cuja doação tem a finalidade de compor a área de reserva legal do pequeno produtor que já possui a área ou queira constituí-la. E a partir desta segunda-feira, demos início à doação de mudas de seringueira aos nossos produtores, os quais tem até o dia 20 de maio para requerer as plantas junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, ressalta André.

André ainda enalteceu o projeto de doação de mudas de seringueira idealizado há dois anos, o qual tem como parceiro o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado e está em sua fase final: a distribuição das mudas. O projeto visa doar 50 mil mudas, no qual já foram enxertadas 35 mil plantas, e após a doação dessas mudas, há 20 mil para serem enxertadas numa área de 1,5 hectares.

Durante todo o dia os produtores rurais de Aparecida do Taboado receberam informações sobre linhas de financiamento para o setor florestal, mercado da borracha natural e rentabilidade da cultura da seringueira, além de oficinas sobre manejo do seringal. Dentre os temas abordados, também estão rentabilidade da atividade pecuária com eucalipto e o mercado regional deste segmento.

Além do prefeito André Alves, compuseram a mesa de autoridades, o presidente do sindicato rural de Aparecida do Taboado, José Mendes de Queiroz e o vice-presidente, Dartagnan Ramos de Queiroz; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Pedro de Andrade; a vereadora Josilmar Blini Signori e o presidente do Conselho Deliberativo do Senar – MS, Ademar Silva Júnior.

 

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS