Economia | Com DATAGRO | 30/07/2016 08h32

Queda dos estoques de etanol impulsionam preços no Centro-Sul

Compartilhe:

Ao contrário do movimento de baixa no mercado de açúcar em NY, os preços do etanol no Centro-Sul estão em alta nesta semana. Segundo o índice DATAGRO, o etanol hidratado em São Paulo foi negociado na semana passada a R$ 1.546,60/m3 (PVU, sem impostos). O presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, explica que este valor representa uma alta de 3,0%, totalizando valorização de 5,0% nos últimos sete dias.

Para Nastari, o preço do hidratado também está em alta nos demais estados do Centro-Sul, como no Mato Grosso do Sul, onde subiu 3,1% na última terça-feira, no Paraná (+2,1%) e em Goiás (+1,3%).

Nos postos, os preços do etanol hidratado registraram desvalorização no Distrito Federal e em 15 Estados, na última semana. Mas­ nas bombas de outros dez estados, os preços subiram. De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com essas oscilações o biocombustível continuou mais competitivo que a gasolina em apenas três Estados, e "empatou" com o rival fóssil em outros dois. De acordo com a ANP, em função desse movimento, os consumidores ainda não sentiram no bolso a tendência de valorização do etanol que já é observada há duas semanas em usinas sucroalcooleiras do Centro-­Sul.

Na avaliação da DATAGRO, “o preço do etanol anidro segue mais estável, embora mais firme do que na semana passada, quando o mercado ainda sentia o peso do forte ritmo de safra” diz Plínio Nastari. Conforme levantamento da consultoria, o preço do anidro avançou 0,8%, na semana anterior, passando a R$ 1.638,75/m3, alta de 1,5% em uma semana.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS