Economia | Da redação/com JPNews | 28/03/2015 08h59

Três-lagoenses cortam viagens para economizar

Compartilhe:

Com a aproximação do feriado prolongado de Páscoa, muitas pessoas planejam uma viagem em família, no entanto, o consumidor três-lagoense tem demonstrado preocupação com o orçamento e deixado de viajar em feriados.

O início do ano de 2015 foi marcado pelo aumento da conta de luz, da carne, do leite, do combustível e até do botijão de gás. “Com receio de novas dívidas, a população tem deixado de lado o gasto com o turismo”, comenta Maria Aparecida Fernandes, proprietária de uma agência de turismo do município.

De acordo com Lilian Mancini, também proprietária de uma agência de turismo, neste primeiro trimestre a agência registrou uma queda de 30% nas vendas de pacotes aéreos nacionais, comparado com o mesmo período de 2014. “Em janeiro o índice de venda foi muito baixo. Somente em março é que a procura melhorou”, comenta Mancini.

Para a empresária Maria Aparecida, as vendas de pacotes de viagem para o mês de abril foram baixas com relação ao ano passado. Exemplo disso é a data dos 20 pacotes vendidos para o próximo mês: nenhum deles será para a semana da páscoa. “A cidade de Gramado (RS), por exemplo, fica montada com o tema da Páscoa durante todo o mês de abril para receber os turistas. Então, as pessoas preferem ir antes ou depois do feriado, justamente por ser mais em conta”, explica a empresária. Como forma de garantir o lazer e ao mesmo tempo economizar, os três-lagoenses estão preferindo viajar em época de baixa temporada e em dias que não sejam feriados.

Segundo Maria Aparecida, para a semana santa apenas quatro passagens aéreas foram vendidas com destinos nacionais, que são para a cidade de Florianópolis (SC) e Gramado (RS). Mas há os que preferem as praias do nordeste, como informa Lilian. “Fortaleza e Porto Seguro sempre são as opções que mais agradam o sul mato-grossense”, diz.

Conforme a empresária Mancini, a maioria dos clientes se organiza desde novembro para viajar em abril, justamente pela questão da economia. “Neste período os pacotes para natal e ano novo são mais caros e mais visados, então muitos se programam para o carnaval e semana santa”, explica.

EXTERIOR

Com constantes elevações no custo do dólar desde o final do mês de fevereiro e custando atualmente R$ 3,19, o consumidor três-lagoense vem demonstrando desinteresse em viagens internacionais.

De acordo com Lilian Mancini, os pacotes de viagens internacionais vendidos para a semana santa foram, a maior parte, para Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile), países onde a moeda não é o dólar. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS