Emprego | Com Gisele Mendes | 01/03/2017 16h00

Fibria contratou mais de 8 mil trabalhadores para a construção da segunda linha de produção

Compartilhe:

Em período de crise econômica, declarada em todo o país por economistas, Três Lagoas se destaca, cada vez mais, na geração de emprego. A cidade conta com grandes investimentos em vários setores, principalmente no industrial, responsável por gerar muitos postos de trabalho.

Atualmente, o setor que mais destaca é, mais uma vez, o da celulose, por conta da construção da segunda linha da Fibria, “batizada” como Horizonte 2 e iniciada em 2015.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Fibria, hoje, a segunda linha conta com 8,5 mil trabalhadores. Destes, 3.995 são de Três Lagoas e o número representa 47% do total de funcionários. Os demais – 4.505 – vieram de outras cidades.

Mas o número de trabalhadores, até o final da obra, será bem maior. A Fibria estima que durante o período de construção da Linha 2, 40 mil postos de trabalho serão gerados, diretamente ou indiretamente, considerando toda a cadeia de fornecedores, dos fabricantes de grandes equipamentos ao pequeno comércio local. O número é significativo e equivale ao de uma cidade como Paranaíba, por exemplo.

A geração de emprego reflete na economia local nos mais diversos setores: padarias, hotéis, restaurantes, supermercados, farmácias, entre outros. “Estamos movimentando o comércio cidade já está movimentada e isso é geração de emprego provocada pelo projeto”, informou a gigante da celulose, através de nota.

De acordo com a assessoria, após a conclusão da obra serão geradas três mil novas vagas de empregos diretos ou indiretos, ou seja, com a entrada em operação da segunda linha de produção de celulose, o quadro total da Fibria em Três Lagoas será de 6 mil trabalhadores. A nova linha de produção está prevista para entrar em operação no início do quarto trimestre de deste ano.

A construção da segunda linha, com investimentos de R$ 7,5 bilhões, tornará a unidade da Fibria em Três Lagoas em um dos maiores sites de produção de celulose do mundo. A nova terá capacidade de 1,95 milhão de tonelada de celulose por ano e, somada à atual, já em operação, chegará a uma capacidade total de 3,25 milhões de toneladas/ano e passará a produzir mais de sete milhões de toneladas de celulose por ano.

QUALIFICAÇÃO

O Programa Qualificação Profissional da Fibria oferece oportunidade crescimento profissional e de vagas de emprego e já beneficiou 634 pessoas de Água Clara, Brasilândia e Três Lagoas. Em Água Clara, por exemplo, já foram contratados 60 profissionais da primeira turma do curso de Mecânico de Máquinas Florestais, que receberam 380 horas de treinamento teórico e prático.
Atualmente o programa está em andamento em Água Clara e Brasilândia. Três Lagoas é a próxima cidade a receber os cursos de mecânicos e operadores de máquinas florestais.

As vagas do Programa de Qualificação Profissional são destinadas para área de Colheita Florestal, visando atender a demanda da nova linha de produção da Fibria em Três Lagoas.

O índice de aprovação dos alunos dos cursos está em torno de 90%. Os demais profissionais formados pelos cursos serão disponibilizados para o mercado de trabalho do mesmo setor, que segue aquecido para operadores e mecânicos de máquinas florestais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS