Geral | Com Exame.com | 28/09/2016 15h35

Dia Mundial da Luta contra a Raiva é comemorado hoje

Compartilhe:

Por iniciativa da Aliança Global para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), é comemorado anualmente, em 28/09, o Dia Mundial de Luta contra a Raiva.

De acordo com a ONU, todos os anos, cerca de 20 milhões de cães – 38 a cada minuto – são mortos de forma cruel na tentativa de combater a doença. No entanto, há uma forma muito mais humanitária de erradicá-la. Envolvida com a causa, inclusive no Brasil, a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) mantém há dois anos a campanha Coleiras Vermelhas – Na luta contra a Raiva, que busca conscientizar os governos de diversos países de que programas gratuitos de vacinação em massa são a melhor maneira de combater a doença, que mata cerca de 55 mil pessoas anualmente.

Dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil tem feito sua lição de casa quando o assunto é a luta contra a Raiva, estando atualmente entre os principais exemplos de combate eficaz à doença em todo o mundo. Desde 1973, quando foi implantado no país o Programa Nacional de Prevenção da Raiva, houve uma redução de 95% nos casos de Raiva canina. E mais: os casos de Raiva humana também caíram. Foram 73 em 1990, contra apenas dois em 2011.

Segundo a WSPA, além do Brasil, países como Chile, México e Peru estão, há mais de 30 anos, promovendo com sucesso métodos humanitários e sustentáveis de combate à Raiva. Como resposta, em toda a América Latina, os casos de Raiva canina apresentaram uma queda de mais de 99% entre 1977 e 2011.

Em Chapadão do Sul, os números da campanha de vacinação contra a raiva superaram o esperado para este ano. A meta da Secretaria Municipal de Saúde era imunizar 80% de um total de 2.767 cães, mas de acordo com dados, somente na zona urbana do município já foram vacinados mais de 3.500 animais, sendo 3.230 cães e 311 gatos.

Para os meses de outubro e novembro está prevista a vacinação na zona rural.

Confira mais informações sobre a campanha realizada em Chapadão do Sul no link a seguir:

http://www.jovemsulnews.com.br/categoria/gerais/municipio-supera-meta-de-vacinacao-contra-a-raiva 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS