Geral | Da redação/com Assessoria | 10/12/2014 16h52

MS tem o 5º pior Ensino Médio do País

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul é o 5º pior estado brasileiro quando o assunto é o Ensino Médio, mais especificamente, a conclusão da etapa por jovens de até 19 anos. O levantamento divulgado pela ONG Todos pela Educação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, revela que os números sul-mato-grossenses só ficam à frente de Alagoas, Bahia, Maranhão e Pará, estados situados nas duas regiões do País com os piores índices.

Dos adolescentes e jovens de até 19 anos que ingressam no Ensino Médio, apenas 42,2% concluíram o 3º ano em 2013. Mato Grosso do Sul está apenas 8,8 pontos porcentuais acima do índice do pior estado brasileiro no ranking, o Pará, e 25,9 pontos porcentuais atrás do Distrito Federal, que apresentou conclusão de 68,1% dos alunos que entraram no Ensino Médio.

A pesquisa revela, ainda, que o Estado ficou atrás de unidades da Federação conhecidas em todo o País pela baixa qualidade do ensino. Entre elas, estão: Amapá, Rondônia e Roraima. Com o baixo índice, Mato Grosso do Sul também ficou atrás do índice brasileiro de 54,3% de conclusão da etapa educacional.

Outro índice que preocupa a educação sul-mato-grossense é a comparação dos números de 2013 em relação aos índices de anos anteriores. Em 2012, o Estado tinha índice de 54,2% de aprovação; na época, o valor era um pouco superior ao índice do Brasil, quando 53% dos jovens e adolescente que ingressaram no Ensino Médio concluíram os estudos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS