Gestão Pública | Com Portal do MS | 04/09/2023 16h45

Contrato de Gestão vence prêmio nacional de competitividade

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul novamente é destaque nacional. O programa “Contrato de Gestão” desenvolvido pelo Governo do Estado é um dos vencedores do Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), na categoria “Destaque Boas Práticas”. Este é o reconhecimento do trabalho de planejamento estratégico nas secretarias e autarquias estaduais, com o objetivo de melhorar as entregas à população.

A premiação ocorreu em Brasília, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2023. O “Contrato de Gestão” foi escolhido entre mais de 150 políticas públicas de 27 estados, que se inscreveram na edição deste ano, que é uma das premiações mais renomadas do Brasil.

A secretária estadual de Administração, Ana Nardes, esteve presente na solenidade e recebeu o prêmio, representando o Governo do Mato Grosso do Sul. “Uma honra para nós recebermos este prêmio de excelência na competitividade, em meio a projetos tão especiais e relevantes promovidos pelos outros estados, fomos selecionados com outros 5 finalistas em meio a 150 projetos avaliados”, descreveu.

Ela ponderou que esta premiação mostra a “grandeza” do programa desenvolvido no Estado. “Essa metodologia de planejamento utilizada em Mato Grosso do Sul, fortaleceu a gestão, e profissionalizou as entregas do Estado. Estabelecer projetos prioritários, analisando e acompanhando por meio de indicadores e assinando compromissos com a liderança do estado, demonstra claramente os resultados alcançados para a sociedade”, completou.

O programa “Contrato de Gestão” venceu na categoria “Boas Práticas” ao lado dos projetos de do Acre (REM-REDD Eaurly Movers) e Maranhão (Programa de Compras da Agricultura Familiar). A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante o XII Congresso Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração).

“O prêmio de gestão pública da CLP é um dos mais divulgados no País. Com mais critérios de avaliação. Chegarmos como finalistas já foi uma conquista incrível, mas ser premiado realmente é um sinal de maturidade e que estamos no caminho certo. Este instrumento representa os compromissos das secretarias com o governador e com a população. Grande conquista”, afirmou o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira.

Contrato de Gestão

Governador assinando contrato de gestão com a Casa Civil (Foto: Álvaro Rezende)
Criado em 2015 sob a liderança do então secretário de Governo, Eduardo Riedel, atualmente governador do Mato Grosso do Sul, os contratos de gestão definiam as metas de cada pasta para o ano, tendo como foco melhorar as entregas aos cidadãos, estabelecendo compromissos com a sociedade.

Neste ano o programa desenvolvido pela Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica) apresentou novidades, como a assinatura de contratos não apenas com as secretárias, mas com as fundações e autarquias. Ao longo do ano serão feitas várias reuniões, avaliações e monitoramento das ações e projetos de cada pasta, para avaliar o andamento dos trabalhos.

“Um programa muito importante para gestão pública. O Contrato de Gestão deixa claro onde nós vamos chegar. O que vamos avançar de maneira mais estrutural, que tenha uma linha direta com nosso plano de governo. O objetivo é servirmos melhor a sociedade com nossas entregas, para trazer resultados efetivos à população. Esta prática é uma transformação de cultura, um instrumento para mudar a vida das pessoas, com planejamento e um Estado mais moderno”, afirmou o governador.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS