Governos Municipais | Com Assomasul | 30/10/2017 11h05

Prefeitos lançam campanha alertando sobre a grave crise nos municípios

Compartilhe:

Há anos, os gestores municipais vêm alertando para as dificuldades de arcar com o excesso de responsabilidades sem a devida contrapartida de recursos. Diante de uma grave crise enfrentada pelo País, esse cenário se tornou ainda mais crítico. Com o objetivo de alertar a sociedade e as autoridades em relação a essas dificuldades, o movimento municipalista lança nesta segunda-feira (30), a campanha “Não deixem os municípios afundarem”.

A ação vai ocorrer durante o mês de novembro e terá como destaque uma mobilização nacional em Brasília no próximo dia dia 22. Nesta semana, vai ocorrer a chamada Semana Municipalista, que prevê uma maior mobilização dos gestores presentes para a aprovação de matérias importantes no Congresso Nacional.

A CNM (Confederação Nacional de Municípios), a qual a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) é filiada, destaca a importância de todos se mobilizarem para que o Congresso Nacional e o poder Executivo apoiem os municípios em relação às pautas prioritários do movimento.

A entidade aponta algumas das ações que podem ser feitas em âmbito municipal, como buscar apoio dos deputados federais e senadores, solicitar a aprovação dos itens contidos na pauta prioritária, estreitar o diálogo com a comunidade e desenvolver ações para mostrar os motivos reais da crise.

A entidade também aconselha os prefeitos a procurar as rádios locais, jornais e outros veículos visando expor o quadro atual da prefeitura, além de compartilhar com a Confederação as iniciativas desenvolvidas no município por meio de texto, fotos ou mesmo vídeos.

A CNM dispõe de uma série de estudos técnicos reforçando a situação de crise. "Utilize esses materiais para apresentar dados concretos. Além disso, inchaço do quadro de pessoal, o subfinanciamento dos programas e o corte de gastos federais podem ser mencionados. Aproveite também para compartilhar com a sua comunidade as ações em busca de mais recursos, como essa campanha", orienta a diretoria da entidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS